Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA “PROJETO EDUCALIMENTANDO: APRENDER A COMER BRINCANDO”
Mateus Ferraroni, Priscila Santos Tótoli, Samantha Dias Maccarone, Maryana Gonçalves Correia, Luiz Felipe Paiva Lourenção, Débora Píola Pereira, Karen Cristina Tauil, Thays Oliveira Estevam, Júlia Cavalhieri Muciacito, Laysa Camila Bueno, Amanda Pires Oliveira, Patrícia Mello Fernandes, Maysa Sales Santos, Marcos Coelho Bissoli

Resumo


A atuação de profissionais e acadêmicos de Nutrição para a promoção de práticas alimentares saudáveis baseia-se em prover intervenções voltadas para atitudes positivas em relação ao alimento, por meio de assistência nutricional individual ou atividades voltadas para grupos específicos. Atualmente, defende-se uma educação nutricional crítica, fundamentada em princípios epidemiológicos e pedagógicos mais contemporâneos. O Projeto “Educalimentando: aprender a comer brincando” promove saúde de aproximadamente 50 crianças e adolescentes participantes do Programa de Educação em Tempo Integral, através de atividades de educação nutricional, desde março de 2011. O objetivo geral do projeto é atuar na identificação de distúrbios nutricionais e na promoção à saúde, através de atividades de educação nutricional dos estudantes da Escola Estadual Dr. Arlindo Silveira Filho. Na fase diagnóstica, realizou-se, em todos os anos, a coleta de dados antropométricos. A classificação se deu através dos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. A intervenção foi feita através de atividades lúdicas, tais como jogos e dinâmicas, onde foram abordados aspectos importantes sobre higiene, reciclagem e desperdício, alimentação saudável, entre outros. Para avaliação, optou-se pelo método da Observação Participante. Em todos os anos, as atividades lúdicas desenvolvidas com os participantes atingiram os objetivos propostos, conscientizando-os sobre higiene e alimentação saudável, além de integrá-los dentro da sociedade, dando a eles a oportunidade de estarem em contato com o ambiente de uma universidade pública. Mediante o trabalho de educação alimentar e nutricional realizado, é possível destacar a importância da interface educação e saúde no âmbito escolar, como prática de promoção da saúde, visando à melhoria da qualidade de vida dos participantes. O incentivo para adoção de atitudes alimentares positivas é um fator de extrema relevância, haja vista a íntima relação com o estado nutricional adequado. Além disso, a educação nutricional voltada para essa faixa etária contribui para a formação de práticas alimentares saudáveis na fase adulta. Sabendo que a educação nutricional deve ser construída em longo prazo para efetivas mudanças nas atitudes alimentares, pode-se dizer que as atividades desenvolvidas nesta escola devem continuar nos próximos anos para que o conhecimento seja sólido e efetivo, e os estudantes sejam autores da transformação de sua própria realidade.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Educação Nutricional; Hábitos Alimentares

Referências


MAGALHÃES, A. P. A; MARTINS, K. C; CASTRO, T. G. Educação alimentar e nutricional crítica: reflexões para Intervenções em alimentação e nutrição na atenção primária à saúde. Rev. Min. Enfermagem. 16(3): 463-470. Jul/set, 2012.

Valente, F. L. S. Fome e desnutrição. Determinantes sociais. São Paulo: Cortez, 1989.

Brandão, C. R. O que é educação. Col. Primeiros passos, n. 20, São Paulo, Brasiliense. 1988.