Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REDE UNIDA: TRAJETÓRIA NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA
Hellen Cristina de Almeida, Mariana Véo Nery de Jesus, Alvia Maria Tereza Alves, Mirtes Ribeiro, Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Resumo


A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde eficaz, na qual a participação social tem importante destaque. Tem como eixo a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias, a partir da co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada na disciplina de Formação Profissional em Saúde, do Mestrado Profissional Ensino em Saúde (EnSa), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em que foi discutida a trajetória da Rede Unida no contexto da saúde pública brasileira. A disciplina tem como objetivos estudar as transformações sociais, demográficas e epidemiológicas nas mudanças da formação profissional em saúde de modo a aproximá-la dos conceitos e princípios que possibilitarão atenção integral e humanizada.  Foi um momento de reflexão, aprendizado e troca de conhecimentos sobre a importância da fusão da Rede Integração Docente-Assistencial e Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde: união com a comunidade - que resultou na Rede UNIDA, entidade presente e ativa no movimento da Reforma Sanitária Brasileira, que não se tratou apenas de um movimento de trocas de experiências, mas de atores ativos que interviram de forma concreta nas políticas públicas que tangia a questão da formação de profissionais de saúde.  A Rede Unida foi de fundamental importância na promoção do diálogo entre gestores do Sistema Único de Saúde e as Universidades no sentido de inserir esses segmentos em um cenário que pudesse garantir a participação de todos os agentes políticos na reformulação das diretrizes curriculares. Alguns pontos que emergiram das inúmeras discussões da Rede precisam continuar a ser avaliados: a institucionalização da Rede; a continuidade das transformações geradas por este movimento; as inúmeras mudanças necessárias na formação profissional; necessidade latente de articulação entre Município, Estado e Federação, com a organização de núcleos da Rede nesses três níveis para que se garanta uma atuação satisfatória nas políticas públicas; a participação estudantil ativa, em rede. Esta experiência possibilitou a reflexão dos alunos do Mestrado EnSa enquanto futuros educadores e atores da concretização de um Sistema de Saúde equitativo e atuante.

Palavras-chave


Rede Unida; Reforma Sanitária Brasileira

Referências


BARBIERI, F. B. A Rede UNIDA e o Movimento de Mudança na Formação dos Profissionais de Saúde. Londrina; s.n; 2006. 108 p.

FEUERWERKER, L. C. M.; SENA, R. R. Contribuições ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, v.6, n.10, p.37-50, fev. 2002.

 

GONZALEZ, A. D.;  ALMEIDA, M. J. Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 551-570.

RANGEL, M. L; VILASBÔAS, A. L. Rede UNIIDA: Breve histórico, concepção, organiza- ção e estratégias de ação. Divulgação em saúde para debate, Rio de Janeiro, n. 22, p. 15-18, jul. 1996.

 

REDE UNIDA. Disponível em http://www.redeunida.org.br. Acessado em junho de 2013.