Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTADO NUTRICIONAL E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES DE PACIENTES INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL
Mariana Zogaib Mata Roque, Tatianne Souza Ribeiro

Resumo


A associação entre doenças mentais e doenças cardiovasculares (DCV) surge como uma importante questão de saúde pública (LEITÃO-AZEVEDO et al., 2007). No qual pessoas com doenças mentais graves tem pior saúde física, esperança de vida e taxa de mortalidade 2 a 3 vezes maiores em comparação com a população geral. Sendo assim o presente estudo objetivou-se avaliar o estado nutricional e os fatores de risco para DCV de pacientes internados em uma Unidade de Saúde Mental. No que concerne à metodologia, o estudo consistiu em uma análise transversal dos dados que foi realizado durante o mês de setembro de 2012, no qual foram selecionadas informações de 50 pacientes adultos, de ambos os sexos e com idade entre 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada através de um protocolo para coleta de informações sobre o estado nutricional, onde foram coletados dados dos prontuários dos pacientes, após a avaliação antropométrica realizada previamente pela Nutricionista da unidade. Na verificação do peso corporal utilizou uma balança digital antropométrica devidamente aferida. Já a estatura foi verificada com o auxílio de um estadiômetro portátil. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado por meio da razão entre o peso e a altura ao quadrado (kg/m²). Na circunferência abdominal foi medida com auxílio de uma fita métrica. E por fim, o percentual de gordura corporal foi avaliado com o auxílio de um aparelho de bioimpedância elétrica. Contudo, o estudo evidenciou-se que a maioria dos pacientes estava dentro dos parâmetros de sobrepeso e obesidade, com medidas de circunferência abdominal e valores de percentual de gordura corporal elevados. Dessa forma, o envolvimento do profissional Nutricionista com a Saúde Mental torna-se de fundamental importância para contribuir com o controle nutricional, prevenção das DCV e a melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Palavras-chave


Doenças mentais; Doenças cardiovasculares; Estado nutricional

Referências


LEITÃO-AZEVEDO, C.L.; GUIMARÃES, L.R.; LOBATO, M.I.; BELMONTE-DE-ABREU, P.S. Ganho de peso e alterações metabólicas em esquizofrenia. Rev. Psiq. Clín. São Paulo, v. 34, n. 2, p. 184-188, 2007.