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OFICINAS REDE ESCOLA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: UMA ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO MULTISETORIAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Resumo
As Oficinas Rede Escola são concebidas como dispositivos democrático de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, que fomente a reorientação da formação de estudantes e profissionais, com vistas à transformação de práticas e construção de redes de cuidado humanizado e integral. No município de João Pessoa as Oficinas Rede Escola são oferecidas semestralmente pela Secretaria Municipal de Saúde. O tema da VII oficina Rede Escola realizada em 2013 foi “Avanços e discussões sobre a integração ensino serviço no município de João Pessoa”. A experiência de participar do grupo de discussão sobre Atenção Primária à Saúde (APS) X Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) X Preceptoria foi enriquecedor e produtivo na identificação dos seguintes nós críticos: deficiência na estrutura do Serviço de Saúde, falta da uniformização das contrapartidas das Instituições de Ensino Superior (IE´S) e da gestão municipal, desigualdade de acesso aos campos de prática para as Instituições de Ensino Superior, diferenças entre teoria e prática: docência X assistência. Identificamos desafios relativos a essas questões: falta de integração entre ensino e serviço, escolha de profissionais sem perfil para preceptoria, inadequação da administração e do investimento por parte da gestão e da IES, falta de uma regulamentação municipal consolidada relacionada à preceptoria. As soluções apontadas pelo grupo foram: a promoção de cursos de aperfeiçoamento para os preceptores, planejamento conjunto entre preceptores e IES, acolhimento inicial dos preceptores com os estudantes para contextualização dos cenários de práticas, acompanhamento do uso dos recursos disponibilizados pela Rede Escola. Nossa investigação demonstrou que a pactuação dos objetivos entre os atores envolvidos nesse processo de trabalho é de primordial importância para que todos atinjam as metas propostas. As Oficinas Rede Escola colaboram para a mobilizar os atores na concepção dos objetivos compartilhando a compreensão multisetorial das interações entre saúde e educação entendendo a necessidade do envolvimento e participação de todos.
Palavras-chave
Rede Escola; Saúde; Educação