Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINAS REDE ESCOLA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: UMA ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO MULTISETORIAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Priscila Florentino Silva, Alexandre Alves Machado, Maria Helena Ribeiro Rodrigues

Resumo


As Oficinas Rede Escola são concebidas como dispositivos democrático de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, que fomente a reorientação da formação de estudantes e profissionais, com vistas à transformação de práticas e construção de redes de cuidado humanizado e integral. No município de João Pessoa as Oficinas Rede Escola são oferecidas semestralmente pela Secretaria Municipal de Saúde. O tema da VII oficina Rede Escola realizada em 2013 foi “Avanços e discussões sobre a integração ensino serviço no município de João Pessoa”. A experiência de participar do grupo de discussão sobre Atenção Primária à Saúde (APS) X Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) X Preceptoria foi enriquecedor e produtivo na identificação dos seguintes nós críticos: deficiência na estrutura do Serviço de Saúde, falta da uniformização das contrapartidas das Instituições de Ensino Superior (IE´S) e da gestão municipal, desigualdade de acesso aos campos de prática para as Instituições de Ensino Superior, diferenças entre teoria e prática: docência X assistência. Identificamos desafios relativos a essas questões: falta de integração entre ensino e serviço, escolha de profissionais sem perfil para preceptoria, inadequação da administração e do investimento por parte da gestão e da IES, falta de uma regulamentação municipal consolidada relacionada à preceptoria. As soluções apontadas pelo grupo foram: a promoção de cursos de aperfeiçoamento para os preceptores, planejamento conjunto entre preceptores e IES, acolhimento inicial dos preceptores com os estudantes para contextualização dos cenários de práticas, acompanhamento do uso dos recursos disponibilizados pela Rede Escola. Nossa investigação demonstrou que a pactuação dos objetivos entre os atores envolvidos nesse processo de trabalho é de primordial importância para que todos atinjam as metas propostas. As Oficinas Rede Escola colaboram para a mobilizar os atores na concepção dos objetivos compartilhando a compreensão multisetorial das interações entre saúde e educação entendendo a necessidade do envolvimento e participação de todos.

Palavras-chave


Rede Escola; Saúde; Educação

Referências