Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCERPÇÃO ACADÊMICA DO INGRESSO DOS HOMENS NO CURSO DE ENFERMAGEM
Luciene Regina de Lima, Maria Elisabete Matias Pereira, Alex Araújo Rodrigues, Maira Pereira Sampaio, Alexandre Araújo Freitas, Nara Sunally Andrade da Silva

Resumo


A Enfermagem como profissão se estabeleceu no mundo, desde épocas mais remotas. A mulher esteve ligada diretamente à Enfermagem, pois requeria e envolvia uma habilidade motora fina e uma sensibilidade na sua atenção ao cliente, caracterizando-se assim uma profissão restritamente feminina. Depois do modelo europeu de Florence Nightingale, Anna Nery difundiu a enfermagem no Brasil, e após seu retorno da guerra do Paraguai foi criada a Escola de Enfermagem Anna Nery, com as características de um modelo americano. Até então os homens não faziam parte diretamente da enfermagem, consolidando-se apenas no século XX, quando instituídas as primeiras Escolas de Enfermagem, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do sexo masculino, passaram a fazer parte de forma tímida e discreta, das turmas de enfermagem. O objetivo desse estudo é identificar os motivos pelos quais, atualmente, os indivíduos do sexo masculino optam pela Enfermagem como escolha profissional. Este estudo é do tipo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, realizado em uma instituição privada de ensino superior do interior do Estado do Ceará, envolvendo 20 alunos do sexo masculino do curso de graduação em Enfermagem, do 1º ao 4º período. Os resultados do estudo estão organizados em três categorias: 1) idade; 2) semestre; 3) resposta, anseios e expectativas. Conclui-se que entre os acadêmicos que já trabalham como profissionais de saúde observou-se maior coerência, pois os mesmos mencionam a necessidade de ascensão profissional, pela vivência e pela prática. A pesquisa contemplou os interesses dos acadêmicos acerca da sua escolha pela Enfermagem, enquanto graduação possibilitando a reflexão de que a opção por parte dos mesmos expõe uma nova realidade no desempenho das ações no processo de cuidar, decorrentes do fato de o “homem”, assim como ocorre no sexo oposto, está apto a desenvolver competências e habilidades em quaisquer esferas de assistência.

Palavras-chave


Enfermagem, Masculino, Escolha profissional.

Referências


TURKIEWICZ, Maria. História da Enfermagem. Paraná, ETECLA, 1995.

GEOVANINI, Telma; ...(et.ali.) História da Enfermagem: versões e Inter- pretações. Rio de Janeiro, Revinter, 1995.

ALMEIDA, M.C.P.; BARREIRA, I.A. Mestrados e doutorados em enfermagem. In: CHOMPRÉ, R.R. et al. (orgs). Educação de enfermagem na América Latina. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da UFMG/Fundação Kellogg, 1998.

RODRIGUES, R.M. Enfermagem compreendida como vocação e sua relação com as atitudes dos enfermeiros frente às condições de trabalho. Rev. Latino-am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 9, n. 6, p. 76-82, 2001.

GALANTE, A.C. O profissional de enfermagem perante uma questão de sexualidade. Rev. Centro Universitário Barão de Mauá. Ribeirão Preto, v.1, n.2 jul/dez. 2001. Disponível em: <http://www.baraodemaua.br/revista.

BURT, K. Male nurses still face bias. Am. J. Nurs, Philadelphia, v. 98, n.9, p. 64-65, 1998.

LEOPARDI, M.T. Metodologia da pesquisa em saúde. 2. ed. Rev. e Atual. Florianópolis: UFSC / Pós Graduação em Enfermagem, 2002. 290.

ANDRÉ, M.E.D.A. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesqui, São Paulo, v. 45, p. 66-71, 1983.

SANTOS, Carlos Eduardo dos; LEITE,Maria Madalena Januário. O perfil do aluno ingressante em uma universidade particular da cidade de São Paulo. Rev. bras. enferm. vol.59 no.2 Brasília Mar./Apr. 2006.

VARGENS, Octavio Muniz da Costa. O homem enfermeiro e sua opçäo pela enfermagem. Tese de Mestrado, Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem. Säo Paulo; s.n; 1989. 183 p.

KNOBEL, M. (1997). Aspectos conscientes e inconscientes na orientação vocacional. In: Levenfus, R. S. Psicodinâmica da escolha profissional. (p 21-29). Porto Alegre: Artes Médicas.

BACKES, Dirce Stein; BACKES, Marli T. Stein; SIQUEIRA, Hedi C. Heckler de; ERDMANN, Alacoque Lorenzini Erdmann.  Principais razões que motivam os candidatos de nível técnico a uma vaga na profissão de Enfermagem. Esc. Anna Nery vol.10 no.1 Rio de Janeiro Apr. 2006

SERRA, Miguel Nunes. Aprender a ser enfermeiro. Identidade profissional em estudantes de enfermagem. sisifo/Revista de Ciências da Educação. n. 05. 2008.