Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ADESÃO AOS HÁBITOS DE HIGIENE BUCAL POR MÉTODO LÚDICO EM CRIANÇAS
Pamila Maria Saboia Carvalho, Ricardo Alves Martins, Tainan Sousa Timbó, Rhuce Pedrosa Carvalho, Rejane Correa Furtado, Teresa Adila Sales de Freitas, Thais Carneiro de Sousa, Thais Maria Ferreira Rocha, Ticiana Gomes Cavalcante, Keylla Marcia Meneses de Souza

Resumo


Caracterização do problema: A educação em saúde bucal é de grande relevância para o desenvolvimento infantil, pois pode evitar problemas, como cáries precoces, gengivites e placas bacterianas. A precária condição socioeconômica da população para adquirir itens básicos, como escova de dente e pasta; o desconhecimento dos pais quanto à saúde bucal; e a falta de acompanhamento das crianças para fazer uma correta profilaxia da boca; implicam em uma baixa adesão à escovação e à manutenção de hábitos saudáveis bucais. Descrição da experiência: A dinâmica foi realizada por 12 acadêmicos de medicina com crianças de 7 a 11 anos, participantes de um projeto social em Fortaleza, Ceará. De maneira lúdica, o tema foi, inicialmente, abordado por meio de um teatro de fantoches, no qual os personagens cultivavam péssimos hábitos de higiene bucal, o que desencadeou uma série de consequências negativas, como gengivite, cáries e placas bacterianas. Ao fim da história, foi realizado um debate sobre o problema exposto, onde as crianças demonstraram cultivar uma realidade muito semelhante à ilustrada na peça. Tentando reverter tal situação, foi desenvolvida uma oficina sobre saúde bucal, onde as crianças foram instruídas sobre a correta forma de escovar os dentes por meio de uma música educativa e de uma palestra ministrada pelos acadêmicos. Além disso, a oficina mostrou, por meio de uma arcada dentária, o modo como a escovação deve ocorrer. Em seguida, foi distribuído um kit de higiene, com o qual elas praticaram a escovação correta, conforme as orientações que haviam recebido. Efeitos alcançados: As crianças demonstraram uma boa compreensão dos problemas expostos. Na prática da escovação, por ter sido efetiva a comunicação com as crianças, elas reproduziram as orientações passadas na palestra com eficácia. Recomendações: O estímulo à promoção da saúde bucal em crianças é imprescindível para que seja possível ter uma vida saudável na infância e na fase adulta. Esta é uma atividade criativa e dinâmica, tornando possível repeti-la por instituições promotoras de saúde para facilitar a adesão aos bons hábitos de higiene bucal em crianças.

Palavras-chave


saúde bucal; criança; educação;

Referências


CANO, Maria Aparecida et al. Estudo do estado nutricional de crianças na idade escolar na cidade de Franca, SP. Revista eletrônica de enfermagem, v7, n2, p172-184, 2005.

GONÇAVES, FD. et al. Health promotion in primary school. Interface-Comunic, Saúde Educ. V12, n24, p181-92 jan/mar, 2008.

PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.