Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Tamanho da fonte:
ADESÃO AOS HÁBITOS DE HIGIENE BUCAL POR MÉTODO LÚDICO EM CRIANÇAS
Resumo
Caracterização do problema: A educação em saúde bucal é de grande relevância para o desenvolvimento infantil, pois pode evitar problemas, como cáries precoces, gengivites e placas bacterianas. A precária condição socioeconômica da população para adquirir itens básicos, como escova de dente e pasta; o desconhecimento dos pais quanto à saúde bucal; e a falta de acompanhamento das crianças para fazer uma correta profilaxia da boca; implicam em uma baixa adesão à escovação e à manutenção de hábitos saudáveis bucais. Descrição da experiência: A dinâmica foi realizada por 12 acadêmicos de medicina com crianças de 7 a 11 anos, participantes de um projeto social em Fortaleza, Ceará. De maneira lúdica, o tema foi, inicialmente, abordado por meio de um teatro de fantoches, no qual os personagens cultivavam péssimos hábitos de higiene bucal, o que desencadeou uma série de consequências negativas, como gengivite, cáries e placas bacterianas. Ao fim da história, foi realizado um debate sobre o problema exposto, onde as crianças demonstraram cultivar uma realidade muito semelhante à ilustrada na peça. Tentando reverter tal situação, foi desenvolvida uma oficina sobre saúde bucal, onde as crianças foram instruídas sobre a correta forma de escovar os dentes por meio de uma música educativa e de uma palestra ministrada pelos acadêmicos. Além disso, a oficina mostrou, por meio de uma arcada dentária, o modo como a escovação deve ocorrer. Em seguida, foi distribuído um kit de higiene, com o qual elas praticaram a escovação correta, conforme as orientações que haviam recebido. Efeitos alcançados: As crianças demonstraram uma boa compreensão dos problemas expostos. Na prática da escovação, por ter sido efetiva a comunicação com as crianças, elas reproduziram as orientações passadas na palestra com eficácia. Recomendações: O estímulo à promoção da saúde bucal em crianças é imprescindível para que seja possível ter uma vida saudável na infância e na fase adulta. Esta é uma atividade criativa e dinâmica, tornando possível repeti-la por instituições promotoras de saúde para facilitar a adesão aos bons hábitos de higiene bucal em crianças.
Palavras-chave
saúde bucal; criança; educação;
Referências
CANO, Maria Aparecida et al. Estudo do estado nutricional de crianças na idade escolar na cidade de Franca, SP. Revista eletrônica de enfermagem, v7, n2, p172-184, 2005.
GONÇAVES, FD. et al. Health promotion in primary school. Interface-Comunic, Saúde Educ. V12, n24, p181-92 jan/mar, 2008.
PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.