Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O ESTUDO DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NO PROGRAMA DE FIBROSE CÍSTICA: ASPECTOS PSÍQUICOS ORIUNDOS DA PATOLOGIA
Carla Cristina Borges Santos, Denise Radesca Alvares Scaff, Aline Carneiro Bezerra, Ana Carolina de Cássia Esteves Peixoto, Yanara Caroline Nazare Mendes

Resumo


Trata-se de um Projeto de Pesquisa desenvolvido no Hospital Universitário João de Barros Barreto, uma instituição de assistência, ensino e pesquisa que presta serviço à comunidade através do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Belém/PA. A pesquisa foi realizada junto aos profissionais da equipe multiprofissional e aos usuários do Programa de Fibrose Cística do Hospital. Os principais objetivos referem-se à prática de Interconsultas e análise de prontuário dos pacientes assistidos pelo Programa. Ao longo da pesquisa nos deparamos com a ausência de registros quanto às histórias tanto do Programa na Instituição e quanto dos pacientes em seus tratamentos. Nesse sentido, novas atividades foram acrescidas à Pesquisa, dentre elas a realização de atendimentos psicológicos clínicos de acordo com as particularidades do ambulatório. Como resultados, obtivemos o resgate e registro formal da história do Programa dentro da Instituição, o que incluiu tanto os relatos dos profissionais quanto dos próprios usuários. Além disso, nossa discussão ressaltou a importância da integração do profissional de Psicologia na equipe do Programa no sentido de organizar as múltiplas demandas que se apresentam no contexto do adoecimento crônico, oriundas tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos no tratamento. O tratamento sem previsão de cura envolve toda a equipe com a família das crianças, que são a grande maioria dos usuários do Programa, no sentido de disponibilizar um tratamento capaz de promover qualidade de vida, mesmo diante das adversidades decorrentes do adoecimento.

Palavras-chave


Fibrose Cística; doença crônica; equipe multiprofissional

Referências


ANGERAMI-CAMON, V.A. (org.). O doente, a psicologia e o hospital. São Paulo: Pioneira, 1992.

BALINT, M. O médico, seu paciente e a doença. R.J.: Atheneu, 1988.

BELKISS, W. Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. SP: Casa do Psicólogo, 1999.

Firmida, Mônica de C. e Lopes, Agnaldo J. Aspectos epidemiológicos da Fibrose Cística. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ , v. 10, n. 04, out-nov, 2011.

GRUPO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE FIBROSE CÍSTICA. Registro Brasileiro de Fibrose Cística. São Paulo, SP, 2010. 55 p.

VEIGA, Danielle Silva; LEITÃO, Elizabeth Maria Pini. Sobrevivendo na adolescência. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 24-27, abril, 2009.