Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APRESENTAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS COM A DESCRIÇÃO DAS ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS E FARMACOLÓGICAS DE PACIENTES INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL
Mariana Zogaib Mata Roque, Júlia Maia Nascimento, Edineide Lima Alves de Araújo de Sequeira

Resumo


Os nutrientes são capazes de interagir com fármacos, sendo um problema de grande relevância na prática clínica, devido às alterações na relação risco/benefício do uso do medicamento. Eles podem modificar os efeitos dos fármacos por interferirem em processos farmacocinéticos, como absorção, distribuição, biotransformação e excreção (Oliveira, 1991; Yamreudeewong et al., 1995), acarretando prejuízo terapêutico. Sendo assim, a nutrição está diretamente ligada no uso de fármacos, visto que os medicamentos têm como ação adversa o ganho de peso, a constipação intestinal, a boca seca, a alteração na produção de saliva, a halitose, interação com nutrientes e bioquímicas. Todavia, o objetivo deste trabalho foi descrever as mudanças de peso e as alterações medicamentosas dos pacientes de uma Unidade de Saúde Mental, no qual consistiu em uma análise transversal de 4 pacientes que tiveram mudanças de peso bastante significativas. No que concerne à metodologia, foi utilizado a aferição da medida antropométrica, utilizando uma balança digital, a coleta de dados destes pacientes foi obtida através do prontuário, e a relação medicamentosa foi feita através de referencias bibliográficas. Contudo, foi evidenciado através da apresentação destes casos clínicos, que dois pacientes tiveram ganho ou perda de peso em torno de 10% e outros dois pacientes tiveram respectivamente 23% de ganho em relação ao peso habitual e 53% em relação ao peso usual. Comparado ao uso de fármacos, os 4 pacientes usavam no mínimo 3 medicamentos diários, quanto à classe destes, todos os pacientes tomavam antipsicóticos e Anti-histamínicos. Na relação medicamentosa entre eles, foi observada uma relação entre o ganho de peso e constipação intestinal. Sendo assim, torna-se de grande relevância o papel da nutrição em saúde mental, para minimizar ou evitar as possíveis interações dos fármacos com nutrientes e melhorar o estado nutricional destes pacientes.

Palavras-chave


casos clínicos, alterações nutricionais, fármacos, variação de peso

Referências


OLIVEIRA, G.G. A Interação fármaco-nutriente sua importância na terapêutica. A Folha Médica, Rio de Janeiro, v.102, n.4, p.137-142, 1991.

YAMREUDEEWONG, W., HENANN, N.E., FAZIO, A., LOWER, D.L., CASSIDY, T. Drug-food interaction in clinical practice. Journal of Family Practice, East Norwalk CT, v.40, n.4, p.376-384, 1995.