Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): UMA REVISÃO DE LITERATURA
Elitaianne Keite Moreira de Sousa, Adriano Rodrigues de Souza, Bruna Bárbara Fernandes Moura, Yuri Nascimento Braga, Fernanda Cristina Alves Dote, Mara Mayane Beserra Martins, Fernanda Rachel Pereira de Moraes Trindade, Maria Edleusa Soares Galvão, Ana Karolina Costa de Oliveira, Nathalia Lima Alves Gomes, Renata Juliana Pereira de Moraes Trindade

Resumo


O programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia implantada pelo Ministério da Saúde (MS) para uma reorganização na assistência à saúde, tornando os serviços mais próximos da população (BENITO; BECKER, 2007). O enfermeiro, como membro da equipe de saúde da família, tem papel preponderante, uma vez que ele é responsável pela coordenação, supervisão e educação permanente dos membros da equipe de enfermagem; os agentes comunitários de saúde (ACS) (PEREIRA; ALVES, 2004). Objetivo: Analisar a produção científica acerca do papel do enfermeiro na ESF. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, com dados coletados nas bases de dados do Scientific Electronic Library (SCIELO) e LiteraturaLatino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), entre os meses de outubro e novembro de 2013, utilizando-se os descritores: enfermagem e programa saúde da família. Os critérios de inclusão foram: artigos completos publicados em periódicos nacionais, em língua portuguesa, no período de 2004 a 2013; foram excluídos os artigos de revisão. Foram identificados 22 artigos e foram selecionados 14 artigos para compor a amostra a ser analisada. Para a discussão dos resultados foram criadas as seguintes categorias: O enfermeiro como gerente na ESF e as competências do enfermeiro da ESF. Resultados: Ao enfermeiro da ESF cabem atividades de supervisão, treinamento e controle da equipe e atividades gerenciais. O enfermeiro como gerente da assistência de enfermagem na ESF deve ser o gerador de conhecimento através do desenvolvimento de competências, introduzindo inovações à equipe, definindo responsabilidades (BENITO; BECKER,2007). O enfermeiro da ESF atua na prevenção, promoção e reabilitação do indivíduo. (ROSENSTOK; NEVES, 2010). Conclusão: Diante de tais levantamentos, conclui-se que o enfermeiro tem papel fundamental na ESF, uma vez que, além de suas atividades assistenciais, ele é responsável pelo gerenciamento das equipes de agentes comunitários de saúde, além de realizar o fechamento dos atendimentos mensais tanto dele, como dos outros profissionais da equipe, funcionando como uma espécie de gerente da unidade básica de saúde.

Palavras-chave


enfermeiro; estratégia saúde da família

Referências


BENITO,G.A.V; BECKER, L.C. Atitudes gerenciais do enfermeiro no Programa Saúde daFamília:visão da equipe saúde da família. Rev Bras Enferm., Brasília, n.60, p.312-316, 2007.PEREIRA,C.M.O; ALVES, M. A participação do enfermeiro na implantação do programa de saúdeda família em Belo Horizonte. Rev Bras Enferm., Brasília, n.57, p.311-315, 2004.ROSENSTOCK,K.I.V; NEVES, M.J. Papel do enfermeiro da atenção básica de saúde na abordagem aodependente de drogas em João Pessoa, PB, Brasil. Rev Bras. Enf., Brasília, n.63, p.581-566, 2010.