Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A NUTRIÇÃO COMO PARTE INTEGRANTE DO NASF NA AP5.3/RJ
Niria Carla Kroger Santos, Cintia Roberta Ribeiro Medeiros, Marcello Barboza de Souza, Ana Claudia Duarte Vale

Resumo


Descrição da Experiência:  O serviço de nutrição oferecido à população da Área de Planejamento 5.3, no município do Rio de Janeiro, integra uma das  especialidades que compõem o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (ESF) neste território. Este serviço já existe há muitos anos nas unidades de atenção primária, entretanto com o avanço na implantação de equipes da Estratégia de Saúde da Família na região, atualmente a Área de Planejamento possui cerca de 95% de cobertura pela ESF, o serviço passou a oferecer além do atendimento individualizado o matriciamento junto aos profissionais das equipes.

Caracterização do Problema: O modelo de serviço oferecido pelos nutricionistas da Área de Planejamento5.3, através de consultas individuais não abrangem a totalidade de usuários que necessitam de atendimento, necessitando portanto de ações mais amplas e de forma multiprofissional.

Efeitos alcançados e recomendações: Com o aumento do número de equipes da ESF implantadas ao longo dos últimos 04 anos, a região possuía 33 equipes e atualmente há 109, a região iniciou a implantação dos Núcleos de Atenção ao Saúde da Família (NASF), tendo o nutricionista como profissional fundamental para o pleno desenvolvimento das ações de prevenção e tratamento aos usuários.

Atualmente o nutricionista que compõe as equipes do NASF, realizam um acompanhamento das famílias de forma mais ampla, pois os mesmos além das consultas individuas e grupos, realizam o matriciamento junto com outros profissionais do NASF.

O serviço de nutrição mesmo fazendo parte do NASF, ainda precisa de  maior investimento por parte dos gestores público, visto que, observando a composição de cada NASF,  ainda temos equipes sem a profissional de Nutrição

Palavras-chave


NASF, NUTRIÇÃO