Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇO EM TERAPIA OCUPACIONAL EM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICIPIO DE FORTALEZA
Karla Mayara Florentino Fernandes, Ana Clea Vieira

Resumo


A adolescência e a gravidez, ambas as situações geradores de anseios, conflitos e alarmes além das transformações físicas, psíquicas e sociais. Esta última reflete bem mais profundamente quanto à própria adolescência, pois esta situação gera um desvio desse processo de amadurecimento social que deveria ocorrer ao longo da adolescência, interrompendo papeis ocupacionais próprios desta fase tais como estudo, trabalho e a própria convivência com seus grupos afins. Este trabalho visa relatar a inserção do terapeuta ocupacional em equipe formadora do Núcleo de Atenção a Saúde da Adolescente Gestante encaminhadas do ambulatório de pré-natal de alto risco de hospital público de referência no município de Fortaleza-CE. Dentre os objetivos do serviço visa oferecer a elas uma atenção multidisciplinar no qual a participação do terapeuta ocupacional na equipe compreende com base na Educação em Saúde minimizar dúvidas, promover estratégias de enfrentamento do cotidiano e na aquisição de novos papéis ocupacionais além de proporcioná-las conhecimentos de base no cuidado de si e do seu filho. O terapeuta ocupacional baseia-se no estudo do cotidiano que se refere à compreensão de um campo do fazer construído com coerência e dos contextos da vida ocupacional do sujeito para construir sua intervenção, por meio de avaliações das áreas, componentes e contextos de desempenho ocupacional, detecta possíveis efeitos negativos e busca na interação com as adolescentes discutir e ressignificar de forma participativa os novos papéis desenvolvidos nessa etapa de vida, de modo a auxiliar o individuo na compreensão de suas próprias necessidades possibilitando a ele buscar recursos externos e internos, adequados para lidar com os conflitos, possibilitando uma ressignificação e estruturação de seu fazer e pensar como sujeito atuante no mundo, respeitando sua individualidade e facilitando à adolescente o conhecimento de todas as transformações características, deste período, possibilitando, entender e lidar com esta situação e suas implicações. Desse modo, o profissional cria um espaço para ela, independente da situação de mãe, ou gestante, ou de paciente, e desta forma, reconhece-a como ser de relações, que tem a sua história de vida sendo marcada por uma grande transformação em seu cotidiano, buscando favorecer o seu fortalecimento, a adaptação ativa à realidade, o rompimento de estereótipos, a redistribuição de papéis e uma atitude positiva em relação às mudanças sofridas.

Palavras-chave


adolescente; gestante; terapia ocupacional

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de Alto Risco: Manual Técnico. Secretaria de Políticas de Saúde. 5º ed. Brasília, 2000.

__________. Ministério da Saúde. Gestação de Alto Risco: Manual Técnico. Secretaria de Políticas de Saúde. 5º ed. Brasília, 2010.

__________. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Série B. Textos Básicos em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p.

__________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CARVALHO, S.R. As contradições da promoção à saúde em relação à produção de sujeitos e a mudança social. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 669-678. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000300018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de maio de 2012.

DE CARLO, M. M. R. P.; BARTALOTTI, C. C. (Orgs). Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.

GALHEIGO, S. M. O cotidiano na terapia ocupacional: cultura, subjetividade e contexto histórico-social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 14, n. 3, p.104-109, set./dez. 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEDEIROS, M. H. R.; Terapia Ocupacional: um enfoque epistemológico e social. São Carlos: edUFSCAR, 2003.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

__________. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

PEDROSA, J.I.S. Perspectivas na avaliação em promoção da saúde: uma abordagem institucional. Ciência & Saúde Coletiva [online]. vol.9, n.3, pp. 617-626. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de maio de 2012.

PONTE, A.M.V. Atenção da Terapia Ocupacional com gestantes de alto risco: uma experiência no Instituto de Perinatologia do Estado da Bahia. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana, Bahia, v.3, n. 1, p. 1-40, 2007.