Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO O DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS DEMANDAS A SERM TRABALHADAS EM DUAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE INSERIDAS NO PROJETO PET-SAÚDE
Ariane Tafnes Ferreira de Melo, Denise Alves e Sousa, Regiane Christine da Silva, Karoline Santana Silva, Dione Marçal Lima

Resumo


Introdução: Para o desenvolvimento de ações de vigilância e promoção da saúde propostas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde, torna-se muito importante a identificação das necessidades apresentadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Goiânia onde o projeto será desenvolvido. Objetivo: Identificar as necessidades em saúde a serem trabalhadas dentro do eixo de vigilância e promoção em saúde no SUS em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Goiânia-GO dentro do Projeto PET-Saúde. Metodologia: Aplicação da Estimativa Rápida como metodologia, para levantamento das demandas deste território através do olhar de diferentes atores envolvidos na realidade da UBS. As informações foram coletadas a partir da aplicação de questionários na forma de entrevista aos representantes da comunidade: líderes formais (profissionais de saúde que atuam nas unidades) e os representantes externos da UBS - líderes informais (moradores antigos dos bairros da área de abrangência da Unidade, donos de comércios e líderes religiosos). Resultados: Os líderes formais (profissionais da UBS) foram representados principalmente por profissionais da enfermagem (55,5%), a maioria do sexo feminino. Dentre os líderes informais, destacou-se participantes que declararam ter nível fundamental ou médio (62,5%), sendo que 50% deles moram na região de abrangência da UBS a mais de 20 anos. Os principais problemas relatados pelos líderes formais foram: número insuficiente de profissionais de saúde em várias categorias, estrutura física precária, falta de insumos em geral e problemas de segurança nas UBS e na área de abrangência. Em relação aos agravos e doenças mencionadas como prevalentes e que requerem atenção por parte do serviço foram destacadas: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, saúde bucal e viroses (incluindo a dengue). Já os líderes informais (moradores da região) fizeram menção especialmente aos problemas de saúde vivenciados pela comunidade em geral, referente ao o conceito ampliado de saúde: número insuficiente de creches e escolas na região, falta de áreas de lazer e esporte, iluminação e sinalização inadequadas, aumento crescente da violência e consumo de drogas. Conclusão: A partir da hierarquização dos problemas de saúde levantados foi possível traçar um Plano de Ação a ser desenvolvido durante a execução do projeto PET-Saúde, especialmente com ações a serem organizadas no nível da vigilância e promoção da saúde.

Palavras-chave


Diagnóstico; projeto; necessidades em saúde

Referências


HADDALL, A. E., CAMPOS, F. E., FREITAS, M. S. B. F., BRENELLI, S. L., PASSARELLA, T. M.M RIBEIRO, T. C. V. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Cadernos ABEM, v.5, p. 06-12, Outubro/2009.

MARINCEK, D. F., ROCHA, A. C. R. Estimativa Rápida participativa do PSF Vila Mariana – Ferramenta para o planejamento da atuação da equipe de Saúde. Paracatu, 2006.

OLIVEIRA, M. L., MENDONÇA, M. K., FILHO, H. L. A., COELHO, T. C., BENETTI, C. N. PET-Saúde: (In)formar e fazer como Processo de Aprendizagem em Serviços de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, nº 36, v.1, Supl 2, p 105-111, 2012.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Notas sobre a Metodologia da Estimativa Rápida, Genebra, 1988.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Carta de Ottawa. In Ministério da Saúde/FIOCRUZ. Promoção da Saúde: Cartas de Ottawa, Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. Ministério da Saúde/IEC, Brasília, p. 11-18, 1986.