Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Mariana Beatriz Arcuri, José Feres Abido Miranda, Erick Camargo

Resumo


Autoavaliação Institucional é um processo contínuo que integra o fazer das IES com o propósito de registrar as percepções da comunidade sobre as dimensões avaliativas. É visto como um "olhar" do todo através das suas partes. Tem o objetivo de diagnosticar o que é preciso mudar, o que é preciso fortalecer e ampliar para a obtenção do sucesso relacionado à qualidade da educação superior. Implica em uma reflexão crítica sobre a prática, pautada na participação com ética. Neste sentido, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, tem como prática, em seus ciclos avaliativos, incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica e principalmente dos estudantes, nos projetos de pesquisa constituídos para captar as potencialidades, serem sanadas as fragilidades, corrigidos rumos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da participação discente do curso de graduação em medicina na CPA responsável por estudar o estado atual das políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão de uma IES privada. Os estudantes do curso de medicina foram convidados a participar dos seminários de apresentação da CPA, de capacitação para a pesquisa-aspectos éticos envolvidos com pesquisa e metodologias quantitativa/qualitativa. Divulgaram-se as atividades da CPA nas turmas, nos quadros de avisos do curso e site institucional. Três estudantes apresentaram-se para participar do projeto, frequentaram atividades, participaram das etapas do projeto-análise documental, reflexão crítica dos instrumentos de avaliação do curso de medicina e aplicação de questionário. Foram responsáveis pela apresentação do seminário final e da análise dos obtidos. Identificaram que “as políticas de ensino incluem procedimentos mais variados do que simplesmente o planejamento de um curso, como por exemplo, procedimentos de estímulo à produção acadêmica, as monitorias, e que ensino engloba direta e indiretamente a concepção de currículo, a organização didático pedagógica, as práticas pedagógicas”. Os estudantes puderam se aproximar dos conceitos de avaliação institucional, projeto político pedagógico institucional e projeto pedagógico do curso além de identificarem que responsabilidade social tem caráter de comprometimento com a intervenção na realidade através dos pilares ensino, pesquisa e extensão. Participaram ativa e reflexivamente do levantamento de potencialidades e fragilidades do curso do qual fazem parte, ressignificando suas práticas como profissionais de saúde em formação.

Palavras-chave


Avaliação; Formação Médica; CPA

Referências