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UNIVERSIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE - AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, LAGES-SC
Resumo
Nas últimas décadas, a Universidade vem buscando uma maior integração com os serviços de saúde a fim de aproximar a teoria da realidade prática. Nesse contexto, projetos de pesquisa voltados às comunidades e aos serviços de saúde a fim de gerar e permitir a incorporação de novos conhecimentos ganham cada vez mais destaque. Na busca de estratégias para reverter o quadro da saúde na região serrana, o projeto ora apresentado inova por investir na articulação de metodologias ainda pouco experimentadas no campo da saúde. Dessa inovação pode resultar, ao mesmo tempo, o desenvolvimento pessoal daqueles que trabalham na área da saúde e o desenvolvimento das instituições. Para tanto, essa proposta busca investigar como a integração das estratégias metodológicas de Educação Permanente em Saúde (EPS) e pesquisação podem contribuir na ampliação de racionalidades e práticas cotidianas dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Lages, SC, tendo por objetivo contribuir na ampliação do processo de EPS considerando as dificuldades e facilidades presentes no cotidiano desses profissionais. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo de caráter exploratório, tendo em vista a intenção de avaliar e dinamizar racionalidades e práticas dos profissionais da Estratégia Saúde da Família de Lages (SC) das 26 UBS de Lages/SC. Articula a pesquisação como uma metodologia participativa à EPS, pois agrega diversas técnicas de pesquisa social e requer a participação dos envolvidos na problematização de questões de saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. Resultados de etapa inicial com o objetivo de descrever e analisar os processos de EP nas UBS foi realizado até o presente momento. Projeto financiado pela FAPESC Edital 04/2012.
Palavras-chave
Educação permanente, estratégia saúde da família, pesquisação