Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O EVSUS-BAHIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Lí­lia Campos Nascimento, Flora Oliveira, Luciana Alves, Décio Plácido Neto

Resumo


Caracterização do problema: O Sistema Único de Saúde (SUS) é também responsável por ordenar a formação de recursos humanos para a saúde, nesse sentido, o Estágio de Vivência do SUS na Bahia (EVSUS-Bahia) permite a integração da educação e do trabalho, reorientando e qualificando o processo de formação de graduandos em um novo cenário de aprendizagem: a realidade do SUS. Descrição da experiência: O EVSUS-Bahia, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia por meio da Escola Estadual de Saúde Pública, ocorre no período de sete dias, e conta com o apoio pedagógico dos mediadores de aprendizagem, que juntamente com os estagiários, se aproximam do cotidiano do SUS e vivenciam a organização e o trabalho das unidades de saúde de municípios do estado, a partir de contatos com a gestão, com os profissionais de saúde e usuários. Os estagiários e mediadores de aprendizagem participam de um processo seletivo, bem como é oferecido aos mediadores um curso de formação específico para, então, imergirem no município da vivência. Efeitos alcançados: Um relatório semiestruturado é elaborado pelos estagiários ao final da sua imersão, com o intuito de sintetizar a análise do potencial da aprendizagem no processo educativo-vivencial pelo qual passaram, e aborda quatro eixos organizacionais do EVSUS-Bahia: Políticas de Saúde, Modelos de Atenção à Saúde, Formação em Saúde e Participação Social, além da avaliação das contribuições do estágio. Nos relatórios da 6ª edição do EVSUS-Bahia os estagiários pontuaram a necessidade de desenvolverem novas habilidades e competências para o trabalho no SUS e de assumirem o protagonismo nos diferentes espaços de formação e de trabalho, sendo sujeitos politizados e ativos, capazes de modificarem a realidade que os cerca. Recomendações. A associação do trabalho com a educação, garantida pelo EVSUS-Bahia a partir da aproximação com a realidade do SUS, permite que os estudantes assumam um papel autônomo no seu processo de aprendizagem. Com isso, eles experimentam o ser autônomo dos seus processos de aprendizagem, passando de objeto a sujeito ativo no processo, sendo o EVSUS-Bahia, um dispositivo que desperta a criticidade e a reflexão destes futuros profissionais do SUS.

Palavras-chave


Formação e práticas de saúde; Educação em saúde