Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA DAS AÇÕES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: O RELATO DA VIVÊNCIA EM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Tailane Mello, Rute Ramos da Silva Costa, Marli Souza Rocha, Caroline Maria da Costa Morgado

Resumo


A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) ressalta que a formação do nutricionista, deve atender às necessidades sociais em alimentação e nutrição e que estejam em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da PNAN. Como estagiária de nutrição da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) do município de Mesquita/RJ, estou tendo a oportunidade de conhecer diversas áreas que envolvem a profissão do nutricionista, sejam elas na educação básica, na gestão das ações de alimentação e nutrição e na assistência social. Já pude observar que a alimentação é tema transversal a muitas áreas. Na primeira experiência vivida, participei da atividade do Dia da Alimentação, no bairro da Coréia, onde estavam presentes uma nutricionista da ATAN, um agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e alguns agricultores familiares do município. Nessa atividade, propôs-se uma dinâmica que possibilitava o diálogo com a população e o tema central era a segurança alimentar e nutricional (SAN). A partir da definição de SAN, pedíamos sugestões de ações que poderiam ser desenvolvidas no município para fortalecer ou estabelecer a SAN nos diversos setores. Houve participação de pessoas de todas as fases do ciclo de vida, que sugeriram como estratégia de SAN o incentivo a criação de hortas comunitárias e redução nos preços dos legumes, verduras e frutas; além do cuidado com o meio ambiente, através do incentivo ao plantio de árvores. É importante saber que ainda existem pessoas que dão valor a essa prática tão importante que é a agricultura familiar, pois além de favorecer o acesso a uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, ela incentiva o consumo de alimentos frescos e naturais e culturalmente aceitos, em detrimento dos produtos ultraprocessados. Outra experiência foi minha participação na oficina prática de aproveitamento integral de alimentos realizada no Centro de Referencia de Assistência Social conduzida por uma nutricionista que utilizou um modelo de educação problematizadora. Buscou-se, a partir desse enfoque, desmistificar o aproveitamento integral dos alimentos como um tema voltado somente para a população vulnerável socialmente, pois além da importância para a saúde, contribui também para a sustentabilidade do meio ambiente. Compreendo que o estágio extra-curricular em nutrição em saúde pública tem contribuído para a redução da lacuna entre teoria acadêmica e a prática das ações de alimentação e nutrição.

Palavras-chave


formação profissional; estágio extra-curricular; alimentação e nutrição

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado, 1998.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Disponível em: < www.portal.saúde.gov.br>. Acesso em: 11 dez. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 5. ed., 1997.

MENDES, E.V. 25 anos do Sistema Único de Saúde: resultados e desafios. Estudos avançados, v. 27, n.78, p.27-34, 2013.