Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OS SENTIMENTOS DE FAMILIARES DE IDOSO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Daniel Soares Tavares, Talita Portela Cassola, Anahlú Peserico, Elizane Gomes Pires, Elisa Megier, Matheus Lopes, Lucas Moron, Leonardo Rigo Guerra

Resumo


Introdução: A sociedade vem se deparando com um envelhecimento populacional progressivo, a qual incide diretamente nos índices de agravos crônicos. Estima-se, para o ano de2020, que cerca de 80% das doenças desenvolvidas tendem a ser morbidades crônicas. Dentre os agravos crônicos se destaca, especialmente a doença de Alzheimer (DA), responsável por mais de 50% dos casos. ADA é considerada degenerativa e se caracteriza pelo comprometimento cognitivo, que traz como consequências a perda da capacidade funcional, declínio gradual da memória. No contexto brasileiro, a maioria dos portadores de DA são cuidados por familiares no domicílio, muitas vezes, desprovidos de formação específica, bem como de recursos humanos de apoio, materiais, estruturais e sociais, acarretando, portanto, sobrecarga física e emocional. Neste contexto de complexidade e efeitos da doença para o cuidador/familiares, emerge a necessidade de profissionais da saúde/gestores ampliarem olhares no que se refere aos idosos e familiares. Sendo assim, o presente estudo objetiva-se compreender sentimentos de familiares de um idoso portador da Doença de Alzheimer. Método: Trata-sede um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. Realizado no período de março a agosto de 2012. Participaram do estudo cinco cuidadoras familiares de uma idosa portadora de DA.Foi realizada entrevista semiestruturada, sendo realizada no domicílio da idosa,com questões norteadoras,como: O que significou o diagnóstico da doença?Que sentimentos a doenças despertou em você? A análise dos dados foi realizada pela técnica de coleta temática de Bardin (2011). Resultados: OS dados analisados emergiram em duas categorias, tais como: Instabilidades e conflitos familiares: Inicialmente atribui-se a dificuldade de diagnóstico preciso. Sendo caracterizado por sentimentos de angustias, medo e insegurança frente a desconhecer a complexidade da doença.Inversões de papeis: Outro aspecto levantado, foi a respeito das inversões, onde o “filho” torna-se “pai” e viceversa. Além de salientar sentimentos de perdas graduais associados a sentimentos de tristeza, de impotência e até mesmo fuga da realidade. Dessa forma, visualiza-se o desafio de cuidar de um idoso com a DA. Considerações finais: Portanto cabe refletir em estratégias capaz de suprir a demanda de inseguranças e medo frente a doença.Porém inicialmente necessita de profissionais da saúde preparado a atender as incertezas e demanda dos serviços de saúde.

Palavras-chave


Idoso; envelhecimento; Alzheimer

Referências


1.Organização mundial da saúde (OMS). Cuidados inovadores para condiçõescrônicas: componentes estruturais de saúde. Brasília, 2003.  2.  Valim MD, Damasceno DD, Abi-acl LC, Garcia F,Fava SMCL. A doença de Alzheimer na visão do cuidador: um estudo de caso.  Ver Eletr Enf[Internet]. 2010[cited 2012 Out 05];12(3):528-34.  Availablefrom:http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i3.6410.    3.Bulla LC, Martins RR, Valencio G. O convívio do idoso com Alzheimer com suafamília: Qualidade de vida e suporte social. In: Bulla LC, Vale ncio G,MartinsRR. Convivendo com o familiar idoso. Porto Alegre:EDPUCRS; 2009.