Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ATENÇÃO FAMILIAR
Lydiane Poiato Castelani, Ingrit Konrath Souza Pinto, Daniela Guimarães Vargas, Jéssica Franco Quintana

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) foi desenvolvido através da disciplina de Atividades Integradas VII dos cursos da saúde, que tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) um trabalho multiprofissional e interdisciplinar, visando o aumento da independência do indivíduo e da família, através de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que tem como objetivo principal desenvolver atividades de educação em saúde, com o uso de orientações e cartilhas explicativas tornando-os instrumentos de trabalho. Descrição da experiência: O Projeto foi desenvolvido no domicilio da paciente, buscando, de forma singular, o aprendizado e a experiência com intuito de reconhecer as reais condições da realidade das mesmas, colocamos em prática a roda de conversa, com uma entrevista informal para conhecimento da história familiar, listar os problemas e planejar o cronograma de atividades. Foi aplicado o questionário SF-36 de qualidade de vida com o intuito de verificar o estado geral de saúde, principalmente da cuidadora, para que direcionasse a nossa estratégia de educação em saúde de uma forma mais enriquecedora. Efeitos alcançados: Através das visitas criamos um vínculo com a família, através do acolhimento, levando confiança, pois a mesma se sentia muito só. Segundo Gáspari, 2005, com base nas atitudes humanas são imprescindíveis à compreensão dos processos do envelhecimento e observar com atenção especial, pois trazem inquietações, ansiedades, expectativas e conflitos. Com o trabalho desenvolvido houve uma melhora significativa de sua autoestima, estado emocional e qualidade de vida. Além de ampliar nossa visão quanto ao cuidado em saúde, que não é apenas um nível de atenção do sistema de saúde, mas sim uma ação integral, intercomunicação, humanização, colocando em prática o que aprendemos em sala de aula. Recomendações: Com o fim das atividades podemos concluir que foi de bom êxito, apesar de algumas atividades não terem sido resolvidas até o momento, estão todas encaminhadas somente esperando a respostas dos responsáveis. Estamos satisfeitas por ter realizado este projeto, pois nos dedicamos em orientar uma família que realmente necessitava de cuidados. E esperamos que tenha outro grupo, empenhado em continuar realizando o projeto com esta família.

Palavras-chave


PTS; Educação em saúde; Qualidade de Vida

Referências


GÁSPARI, J.C.  SCHWARTZ, G.M. O Idoso e a Ressignificacao emocional do lazer Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Abr 2005, Vol. 21 n. 1, pp. 069-076