Tamanho da fonte:
AS VIDEOAULAS NO APRIMORAMENTO DO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA
Resumo
Introdução: Na busca por subsidiar o processo de ensino-aprendizagem em saúde com novas tecnologias, descrevemos as etapas da criação de material pedagógico audiovisual. Visto que, muitas vezes a experiência de acadêmicos de medicina costuma ser escassa (devido ao pouco contato com o cadáver ou mesmo o desconforto causado pelo encontro inicial com o mesmo). Propôs-se a elaboração de vídeos, com narração, que exibem aulas ministradas por professores com peças anatômicas pré-preparadas e disponibilizá-las para os alunos na videoteca da faculdade. Objetivos: Elaboração de videoaulas envolvendo o tema de anatomia humana, segmentada em seis aulas abrangendo as seguintes regiões anatômicas: cabeça e pescoço, tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores e dorso. Metodologia: As imagens são gravadas, editadas, e os vídeos resultantes são transferidos para DVDs e disponibilizados na videoteca, após devida divulgação. Resultado: Percebeu-se uma maior interação entre os alunos e professores, um melhor desempenho nas aulas teóricas e práticas, bem como maior interesse pelos assuntos relacionados ao conteúdo visto em sala de aula, por parte dos alunos, durante o decorrer do semestre. Conclusão: Observou-se a confirmação do principio construtivista da pedagogia em que a realidade é construída pelo aprendiz a partir de suas experiências, ou seja, que qualquer desenvolvimento cognitivo só será efetivo se for baseado em uma interação forte entre sujeito e objeto. A elaboração desta vídeo aula é importante para ampliação e uniformização dos conhecimentos de alunos de medicina, permitindo somar aos métodos tradicionais uma alternativa com fácil acesso: a multimídia.
Palavras-chave
Anatomia; ensino-aprendizagem; Video-aula