Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO AMAZONAS – A PERSPECTIVA DO NÚCLEO ESTRUTURANTE
Celsa da Silva Moura Souza, Fernanda Figueroa Sanchez Franco, Gilberto Tadeu Reis da Silva

Resumo


A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Brasil propõe que todos os eixos principais dos programas de residências regulamentados desde 2005 sejam norteados pelo Sistema Único de Saúde com intuito de formar profissionais qualificados para atender a comunidade, sem esquecer as particularidades regionais de cada Estado. Algumas lacunas de pesquisa na área de Residência Multiprofissional em Saúde motivaram o desenvolvimento desta dissertação de mestrado. Objetivo: foi contribuir com os questionamentos à percepção dos membros Núcleo Docente Assistencial Estruturante, em especial o docente, sobre a estrutura pedagógica da Residência Multiprofissional em Saúde no Amazonas.  Nos específicos: caracterizar o perfil do núcleo; verificar a formação do residente com base no projeto político pedagógico; definição da atuação do docente, tutor, e do preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde sob olhar dos membros do núcleo; descrever sua percepção diante da parceria entre academia e serviço; e construir um instrumento de capacitação.  Metodologia: o cenário de pesquisa foi o HUGV/UFAM (Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas), com todos os 10 participantes docentes do núcleo. A pesquisa foi conduzida segundo o método de pesquisa qualitativo, sob forma de estudo de caso; os dados foram coletados após aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa da UNIFESP/2012. Os participantes da investigação foram entrevistados segundo um roteiro, sendo as entrevistas gravadas e transcritas para análise. Os dados foram contextualizados e trabalhados segundo o método análise do conteúdo, tendo a objetividade como fator prioritário para sua discussão. Os principais resultados sinalizam para a importância desta Residência envolvendo o ensino em cenários de prática inseridos no Sistema Único de Saúde, o que implica em avanço para o sistema de saúde do Brasil. Mostra a importância do residente ser formado para esse sistema de trabalho; as dificuldades mencionadas pelos entrevistados dizem respeito à ausência de estrutura física, às lacunas da parceria entre a academia e o serviço e à ausência de padronização de educação permanente para os atores envolvidos nas Residências Multiprofissionais em Saúde. Além da indefinição do mercado de trabalho incorporar os profissionais residentes em saúde após a concluir da especialização.

Palavras-chave


Docente; Residência; Sus

Referências


  1. BOSI, MLM, MERCADO, FJ(org.) Avaliação qualitativa de programas de saúde - enfoques emergentes.IN: Avaliação qualitativa de programas de saúde:contribuições para propostas metodológicas centradas na integralidade e na humanização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 87-117p.
  2. BRASIL, Portaria GM/MS no. 936, de 27 de abril de 2011.
  3. BRASIL, Resolução nº 3 de 12 de abril de 2012.