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CONSTRUÇÃO COLETIVA DO DOCUMENTO NORTEDADOR DE PRÁTICAS E ESTÁGIO ATRAVÉS DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Caracterização: A Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia – EESP/BA investe, desde a sua criação em 2003, na indução de mudanças na formação dos futuros profissionais da saúde a partir da articulação ensino-serviço. Para isso, assumiu como eixos estratégicos, a regulação dos estágios obrigatórios, a oferta e acompanhamento pedagógico dos estágios não obrigatórios (CotidianoSUS) na rede da Secretaria da Saúde da Bahia - SESAB e a realização de Estágios de Vivências (EVSUS-BA), que constituem importantes dispositivos que permitem ao estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho da gestão e serviços de saúde. Descrição da Experiência: Visando democratizar a construção dos estágios da SESAB, a EESP realizou três Encontros de Integração da Educação e do Trabalho na Saúde com o objetivo de elaborar um Documento Norteador das Práticas e Estágios na Rede, contando com a presença dos docentes e coordenadores dos cursos de Saúde das Instituições Formadoras, supervisores técnicos dos serviços de saúde e com a rica participação dos estagiários. O próximo encontro está previsto com a presença dos usuários do Sistema Único de Saúde para finalizar a construção do documento. Efeitos alcançados: A importância desses encontros dar-se-á pela necessidade de compreender as demandas dos atores envolvidos nos programas de estágios, a fim de imprimir aprimoramento e maior qualidade a estes, transformando-os em ambientes estratégicos e privilegiados de aprendizagem, o que proporciona ao estudante uma formação diferenciada com base nos pressupostos da Política Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Bahia. Além das necessidades de ampliação do Acompanhamento Pedagógico e Educação Permanente, os sujeitos participantes foram instigados a serem propositivos, tornando-se co-participantes do processo de construção e desenvolvimento dos estágios, qualificando as práticas através de uma construção coletiva, reconhecendo os estudantes e usuários como principais atores desse processo, com vistas ao fortalecimento do SUS/BA. Quando finalizado, o documento será apresentado para os quatro seguimentos participantes e, uma vez aprovado por todos, será o orientador em todos os campos de estágio da SESAB. Recomendações: Diante dessa experiência, fica a necessidade da ampliação e fortalecimentos dos espaços coletivos com os seguimentos que compõem a formação em saúde e o SUS, democratizando um sistema que é universal e de direito de todos.
Palavras-chave
Educação; Estágio;Articulação ensino-serviço