Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONSTRUÇÃO COLETIVA DO DOCUMENTO NORTEDADOR DE PRÁTICAS E ESTÁGIO ATRAVÉS DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Suiane Costa Ferreira, Débora Moura dos Santos, Laíse Rezende de Andrade, Izabelle Pinto Câmara, Décio Plácido dos Santos Neto, Luciana de Oliveira Alves

Resumo


Caracterização: A Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia – EESP/BA investe, desde a sua criação em 2003, na indução de mudanças na formação dos futuros profissionais da saúde a partir da articulação ensino-serviço. Para isso, assumiu como eixos estratégicos, a regulação dos estágios obrigatórios, a oferta e acompanhamento pedagógico dos estágios não obrigatórios (CotidianoSUS) na rede da Secretaria da Saúde da Bahia - SESAB e a realização de Estágios de Vivências (EVSUS-BA), que constituem importantes dispositivos que permitem ao estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho da gestão e serviços de saúde. Descrição da Experiência: Visando democratizar a construção dos estágios da SESAB, a EESP realizou três Encontros de Integração da Educação e do Trabalho na Saúde com o objetivo de elaborar um Documento Norteador das Práticas e Estágios na Rede, contando com a presença dos docentes e coordenadores dos cursos de Saúde das Instituições Formadoras, supervisores técnicos dos serviços de saúde e com a rica participação dos estagiários. O próximo encontro está previsto com a presença dos usuários do Sistema Único de Saúde para finalizar a construção do documento. Efeitos alcançados: A importância desses encontros dar-se-á pela necessidade de compreender as demandas dos atores envolvidos nos programas de estágios, a fim de imprimir aprimoramento e maior qualidade a estes, transformando-os em ambientes estratégicos e privilegiados de aprendizagem, o que proporciona ao estudante uma formação diferenciada com base nos pressupostos da Política Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Bahia. Além das necessidades de ampliação do Acompanhamento Pedagógico e Educação Permanente, os sujeitos participantes foram instigados a serem propositivos, tornando-se co-participantes do processo de construção e desenvolvimento dos estágios, qualificando as práticas através de uma construção coletiva, reconhecendo os estudantes e usuários como principais atores desse processo, com vistas ao fortalecimento do SUS/BA. Quando finalizado, o documento será apresentado para os quatro seguimentos participantes e, uma vez aprovado por todos, será o orientador em todos os campos de estágio da SESAB. Recomendações: Diante dessa experiência, fica a necessidade da ampliação e fortalecimentos dos espaços coletivos com os seguimentos que compõem a formação em saúde e o SUS, democratizando um sistema que é universal e de direito de todos.

Palavras-chave


Educação; Estágio;Articulação ensino-serviço