Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ANÁLISE PARASITOLÓGICA DE AREIA COLETADA NAS PRAIAS DE FORTALEZA- CEARÁ
Esio Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa, David Cassio Ribeiro Vasconcelos, Idália Luzia Fortaleza Chaves Martins, Nádia Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa

Resumo


Introdução: As praias são importantes focos de infecção humana por microrganismos, tanto através da água quanto do solo, sendo esta última um excelente meio de veiculação de várias espécies de parasitos, entre eles S. stercoralis, Toxocara canis, A. lumbricoides, Ancilostomídeos, entre outros. Objetivo do estudo: avaliar a contaminação das praias de Fortaleza (Praia do Futuro, Barra do Ceará e Beira Mar) por parasitas de importância médica. Materiais e Métodos: Foram selecionados seis pontos de cada praia onde foi colhido material (100 g de areia) em três amostras (uma superficial, uma com 10 cm de profundidade e outra com 20 cm), totalizando 54 amostras, que foram transportadas imediatamente ao laboratório para a análise. As amostras foram analisadas pelo método de Rugai modificado. Resultados: Dentre as 54 amostras de areia analisadas, em 39 (72,2%) foram encontradas larvas, das quais 35 (64,8%) foram positivas para Ancylostoma sp , 3 (5,5%) para Strongyloides stercoralis e 4 (7,4%) com ovos de Trichuris trichiura. Discussão: Os resultados apresentados comprovam a contaminação do solo da praia do Futuro, Beira Mar e Barra do Ceará, assim como a possibilidade de ocorrência de infecções humanas por enteroparasitas através do solo. Conclusão: Conclui-se que as praias da Barra do Ceará, Praia do Futuro e Beira Mar da cidade de Fortaleza encontram-se em situação precária de saneamento, visto que foram encontrados ovos e larvas de parasitas potencialmente infectantes em 72,2% das amostras, tornando-se necessário apoio e suporte de medidas da vigilância sanitária nestas praias imediatamente.

Palavras-chave


Helmintos. Contaminação. Areia.

Referências


ARAÚJO, F. R.  et al. Larva migrans cutânea em crianças de uma es-cola em área do Centro-Oeste do Brasil. Rev Saúde Pública, v. 34, n. 1, p. 84-5,  2000.

ARAÚJO, S. M. Tracking sources of fecal pollution in Berlenga Island.  2012.

BLAZIUS, R. D.  et al. Ocorrência de protozoários e helmintos em amostras de fezes de cães errantes da cidade de Itapema, Santa Catarina. Rev Soc Bras Med Trop, v. 38, n. 1, p. 73-74,  2005.

BLAZIUS, R. D.  et al. Contaminação da areia do Balneário de Laguna, SC, por Ancylostoma spp, e Toxocara spp em amostras fecais de cães e gatos. Arq Catarin Med, v. 35, p. 55-8,  2006.