Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE APOIO SINGULAR COM USUÁRIO E FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thiala Maria Carneiro de Almeida, Haydee Batista Mattos, Nádia Maurício Matos

Resumo


Caracterização do problema: A compreensão ampliada do processo saúde-doença implica na construção coletiva para identificar problemas e traçar intervenções com vistas à resolução ou minimização dessas situações (BRASIL, 2009). Desse modo, faz-se necessário construir processos de saúde nas relações entre equipe de saúde e o usuário/família de forma conjunta, participativa e negociada, utilizando-se de instrumentos que auxiliem no plano de cuidados. Descrição da Experiência: A construção do Projeto de Apoio Singular foi realizada em conjunto com usuária/família em uma unidade docente assistencial em Salvador-Ba, por uma residente multiprofissional em Saúde da Família. Faz parte das ações desenvolvidas por um Núcleo de Apoio à Família (NAF), espaço de cogestão das famílias, nessa unidade. A partir da análise das informações coletadas pelo prontuário e instrumentos aplicados (familiograma, ecomapa, diagrama das relações e história de vida) foram elencados os problemas, traçados objetivos e intervenções. Efeitos esperados: A construção do Projeto de Apoio Singular resultou na sensibilização da família e favoreceu a elaboração de um plano de cuidados e, consequentemente, fortalecimento de vínculo, uma vez que a usuária esteve presente em todo o processo, resultando na construção de sua autonomia. O trabalho apresentou como potencialidades a aprendizagem adquirida pela residente e usuária / família, evidenciando os avanços conquistados neste cuidado familiar. Contudo, algumas limitações surgiram como a falta de disponibilidade da usuária- chave nesse processo devido as suas condições de trabalho e o pouco tempo destinado a discussões entre a equipe multiprofissional de saúde. Recomendações: Faz-se necessário a organização do processo de trabalho de forma que favoreça momentos de encontro entre os profissionais para pensar a construção do Projeto de Apoio Singular, pautando-se na avaliação do caso clínico de forma ampliada, objetivos, propostas de intervenção e avaliação de resultados.

Palavras-chave


saúde da família; cuidado integral; intervenções

Referências


Brasil. Ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. Política nacional de Humanização da atenção e Gestão do sUs.Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, Política nacional de Humanização da atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da saúde, 2009.

Diniz, Alexandre Melo. Projeto terapêutico singular de usuários da atenção básica e psicossocial: resolubilidade, corresponsabilização, autonomia e cuidados. 2013. 585f. Dissertação (Mestrado em saúde pública) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.