Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRAÇÃO, SERVIÇO, ENSINO E COMUNIDADE: O PRIMEIRO CONTATO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE
Rayanne de Queiroz Guimarães, Anna Cristhina Furtado Almeida, Emeline Almeida Oliveira, Weruskha Abrantes Soares Barbosa

Resumo


Caracterização do Problema: Integração, Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) consiste em um módulo aplicativo de educação ativa presente no curso de medicina da Faculdade Nova Esperança-FAMENE, incluído na grade curricular do 1° ao 8° período do curso supracitado, proporcionando ao corpo discente o primeiro contato com os serviços de Saúde da comunidade na qual a instituição está inserida. Objetiva-se apresentar aos alunos a realidade dos serviços de Saúde frente ao conhecimento teórico lecionado em sala de aula. Descrição da Experiência. Ao cursar o primeiro período, o aluno de medicina conhece o caminho percorrido pela saúde na história do Brasil desde o império até os dias atuais. A fim de confrontar a realidade frente aos princípios e diretrizes que regem o Sistema Único de Saúde, no primeiro momento, a disciplina desenvolve aulas teóricas com abordagem discursiva que exige dos alunos a leitura prévia dos textos e participação em cada encontro. A turma é dividida em grupos, e cada um expõe na louça pontos principais do texto seguido de um debate guiado pelo professor. Em segundo momento, munidos de questionários formulados em sala de aula, os alunos conhecem a Unidade Básica de Saúde da comunidade e realizam visitas domiciliares, acompanhados pelo professor e o agente comunitário da microrregião. Em um terceiro momento, constrói-se um portifólio, contendo os dados coletados durante o segundo momento e faz-se um levantamento de dados em gráficos e tabelas para posterior apresentação, debate e confronto do conhecimento teórico e prático. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Efeitos Alcançados. A relação da aprendizagem perpassa do conhecimento teórico ao prático, proporcionando uma educação libertadora. Segundo Paulo Freire,2004,a educação libertadora abre espaço para o diálogo, comunicação, levantamento de problemas, questionamento e reflexão sobre o estado atual de coisas, e, acima de tudo busca a transformação. Portanto, a disciplina ISEC utiliza de uma metodologia diferento do ''Ensino Bancário'', empregada com maior frequẽncia, induzindo a uma educação que vai além de memorização, tornando-se mais eficaz e duradoura. Recomendações. Diante dos benefícios trazidos pela inovação dessa prática de ensino, vemos a importância de adotar esse método não só em ensinos superiores, mas também no ensino regular, adotando mudanças condizentes com a sua realidade, reafirmando assim a importância de aulas dinâmicas e, ao mesmo tempo, produtivas na educação.

Palavras-chave


Educação; Ensino; Sus