Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE VIVER SAUDÁVEL SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERAVEL NO SUL DO BRASIL
Marielle Kulakowski Obem, Elizane Medianeira Gome Pires, Matheus Gonçalves Lopes, Hellen M. Goulart de Souza, Lucas Moron Goulart, Eduardo de Souza Freitas, Bruna Matha Halberstadt, Leonardo Rigo Guerra, Dirce Stein Backes

Resumo


Promover o viver saudável em comunidades vulneráveis torna-se uma tarefa instigante, pois essas sofrem influências ambientais, econômicas, políticas e culturais, as quais enfraquecem as relações, as interações e as associações individuais, familiares e sociais. Pesquisadores relatam a importância do desenvolvimento de atividades educativas, buscando uma conscientização das crianças para a valorização da saúde e da promoção do viver saudável. Referem-se sobre a adoção de comportamentos saudáveis para que a partir deles se faça uma diminuição significativa dos problemas de saúde estando esses relacionados ao estilo de vida, encarando a importância da existência do indivíduo em sua singularidade. Para tanto, objetivou-se promover o viver saudável de crianças de uma comunidade vulnerável pelo desenvolvimento de práticas educativas, proativas e empreendedoras, com o propósito de torna-las conhecedoras das politicas publicas de saúde. Trata-se de uma pesquisa ação/ qualitativa que ocorreu entre os meses de janeiro a Julho de 2013 em uma comunidade socialmente vulnerável do município de Santa Maria, RS. Participaram do estudo 15 crianças estudantes com idade igual ou inferior a 12 anos acompanhadas de pais ou responsáveis. Foram atendidos os preceitos éticos. A pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFRA e registrado no CONEP, sob o número 1246/2011. Os resultados evidenciaram sobre a importância do sentir-se bem, englobando os seus diversos meios, desde beber água e brincar até a questão da autoestima e do amor. Evidencia-se também que as crianças possuem uma concepção ampliada sobre onde buscar a ajuda em saúde, bem como seus direitos a saúde. A violência foi demarcada como um dos principais elementos comprometedores do viver saudável, podendo-se ressaltar a vulnerabilidade social a qual as crianças estão contextualizadas. Por outro viés a família foi destacada como elemento sistematizador do viver saudável, emergindo como um componente fundamental do afeto. Conclui-se acerca de um grande desafio aos profissionais da saúde protagonista do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais devem multidimensionalizar a visão das crianças para que tornem-se protagonista de sua saúde e dessa forma desenvolva o pensamento critico-reflexivo nesses indivíduos afim de que sejam autores e promotores de suas próprias vidas e assim tornem-se cidadãos proativos principalmente na consolidação de estratégias que fortaleçam as politicas públicas de saúde.

Palavras-chave


Crianças, Promoção da saúde, Qualidade de vida, Enfermagem

Referências


1 Gepeses. Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde. Validação de um conceito de enfermagem à luz da complexidade. Conceito discutido e validado no grupo de pesquisa, 2011.

2 Cavalcante, M.B.P.T.; Alves, M.D.S.; BARROSO, M.G. Adolescência, álcool e drogas: Promoção da Saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm. Vol. 12, n.3, p. 555-5, 2008.

3 TRAVESSO-YÉPEZ, M. A. Dilemas na promoção da saúde no Brasil: reflexões em torno da política nacional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 11, n. 22, p.223-238, 2007.