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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PREVENTIVA E RADICAL: UMA ANÁLISE DA LEITURA DE MUNDO DE ENFERMEIROS À LUZ DE PAULO FREIRE
Resumo
Na atenção primária, destacam-se as ações de promoção da saúde que visam o empoderamento e autonomia do usuário para o alcance de melhores condições de vida e saúde. Nesse sentido, para alcance da efetividade das ações de promoção, ressalta-se, a educação em saúde como instrumento determinante, já que esta está voltada para a população visando melhores as condições de vida e de trabalho. Assim, objetivou-se analisar a educação em saúde no processo de trabalho de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família a partir das características epistemológicas de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, fruto de resultados parciais de tese de doutorado, realizado no município de Juazeiro do Norte-CE, Brasil. Os sujeitos do estudo foram 30 enfermeiros da atenção primária e a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados. A organização dos dados seguiu os passos da análise de conteúdo segundo Bardin e análise conduzida a partir dos pressupostos de Paulo Freire e literatura pertinente a temática. Os depoimentos foram analisados e organizados nas seguintes categorias epistemológicas encontradas nas obras de Paulo Freire: Leitura de mundo e temáticas significativas. Evidenciou-se que a leitura de mundo dos enfermeiros está centrada em dois polos, uma educação em saúde na visão preventiva e o outro, a educação em saúde radical, caracterizada por práticas de ensino-aprendizagem e, consequentemente, gerador de conhecimento. Quando uma visão preventiva as ações são construídas a partir das necessidades dos profissionais enfermeiros, o que se distancia de temas significativos para os usuários, podendo implicar na participação dos mesmos das ações desenvolvidas. Nesse contexto, destacam-se ações pontuais, fragmentadas, focadas para doenças. Considera-se essa realidade, reflexo no possível modelo tradicional de formação profissional, o qual é pautado nos agentes biológicos, focando a doença, No que se referem à educação radical, as ações se voltam para necessidades dos usuários, buscando-se mudanças de comportamento e tomada de decisão em saúde. Por serem temas construídos com os próprios usuários, pode facilitar a participação e, por vez, o diálogo para o estabelecimento do vínculo enfermeiro/usuário, favorecendo assim, a efetivação das ações educativas. Acredita-se que o que pode determinar a prática profissional está estreitamente ligado as concepções de saúde e doença que são fundamentadas a partir da formação acadêmica.
Palavras-chave
Prática profissional, educação em saúde, enfermeiro