Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PREVENTIVA E RADICAL: UMA ANÁLISE DA LEITURA DE MUNDO DE ENFERMEIROS À LUZ DE PAULO FREIRE
Italla Maria Pinheiro Bezerra, Luiz Carlos de Abreu, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Ana Aline Andrade Martins, Dailon de Araújo Alves, Yohanna Ferreira de Lima Antão

Resumo


Na atenção primária, destacam-se as ações de promoção da saúde que visam o empoderamento e autonomia do usuário para o alcance de melhores condições de vida e saúde. Nesse sentido, para alcance da efetividade das ações de promoção, ressalta-se, a educação em saúde como instrumento determinante, já que esta está voltada para a população visando melhores as condições de vida e de trabalho. Assim, objetivou-se analisar a educação em saúde no processo de trabalho de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família a partir das características epistemológicas de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, fruto de resultados parciais de tese de doutorado, realizado no município de Juazeiro do Norte-CE, Brasil. Os sujeitos do estudo foram 30 enfermeiros da atenção primária e a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados. A organização dos dados seguiu os passos da análise de conteúdo segundo Bardin e análise conduzida a partir dos pressupostos de Paulo Freire e literatura pertinente a temática. Os depoimentos foram analisados e organizados nas seguintes categorias epistemológicas encontradas nas obras de Paulo Freire: Leitura de mundo e temáticas significativas. Evidenciou-se que a leitura de mundo dos enfermeiros está centrada em dois polos, uma educação em saúde na visão preventiva e o outro, a educação em saúde radical, caracterizada por práticas de ensino-aprendizagem e, consequentemente, gerador de conhecimento. Quando uma visão preventiva as ações são construídas a partir das necessidades dos profissionais enfermeiros, o que se distancia de temas significativos para os usuários, podendo implicar na participação dos mesmos das ações desenvolvidas. Nesse contexto, destacam-se ações pontuais, fragmentadas, focadas para doenças. Considera-se essa realidade, reflexo no possível modelo tradicional de formação profissional, o qual é pautado nos agentes biológicos, focando a doença, No que se referem à educação radical, as ações se voltam para necessidades dos usuários, buscando-se mudanças de comportamento e tomada de decisão em saúde. Por serem temas construídos com os próprios usuários, pode facilitar a participação e, por vez, o diálogo para o estabelecimento do vínculo enfermeiro/usuário, favorecendo assim, a efetivação das ações educativas. Acredita-se que o que pode determinar a prática profissional está estreitamente ligado as concepções de saúde e doença que são fundamentadas a partir da formação acadêmica.

Palavras-chave


Prática profissional, educação em saúde, enfermeiro