Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REDE DE CONSTRUÇÃO DO SABER: UMA EXPERIÊNCIA DO PET REDE CEGONHA
Sarah Alves Moura Costa, Mariza Silva Almeida, Telmara Menezes Couto, Adriana Valéria da Silva Freitas

Resumo


Caracterização do problema: O Programa de Educação para o Trabalho - PET Saúde/ Redes de Atenção teve inicio oficialmente no mês de agosto do ano de 2013 após concorrer ao Edital nº 14 de 08 de março de 2013, divulgado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde tendo sido aprovado contemplando quatro temáticas conforme Portaria nº 9/2013. Dentre estas temáticas, a Rede Cegonha surge diante da necessidade de contribuir com o fluxo de atendimento de modo consoante com o que é preconizado pela Política de Saúde da Mulher, considerando a importância da rede de atenção à mulher e criança. Descrição da experiência: Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de ações atividades de caráter individual e coletivo dirigidas às gestantes, puérperas e suas famílias vinculadas às Unidades de Saúde, com base nos pressupostos da Rede Cegonha, formulou-se o Sub-Projeto PET Rede Cegonha. Foram selecionadas(os) 12 estudantes da graduação envolvendo os cursos de enfermagem, medicina, psicologia e fonoaudiologia. Inicialmente foram realizadas oficinas preparatórias, aulas discursivas, reconhecimento do campo de prática, participação em eventos científicos específicos da área dentre outras atividades com o objetivo de sensibilizar as(os) estudantes dos cursos envolvidos, para compreensão e embasamento teórico, antes de sua imersão nos campos para desenvolvimento de práticas educativas, com base em ações de educação para a saúde, segundo as diretrizes da Rede Cegonha. Efeitos alcançados e recomendações: Esta experiência vem contribuindo com a qualificação da prática de futuros profissionais, para o cuidado com mulheres no período reprodutivo; Tem ampliado de modo progressivo, os saberes relacionados as ações de educação em saúde, com ênfase nas práticas educativas horizontais nas quais, os(as) estudantes são protagonista do processo ensino-aprendizagem. Tais práticas, vem contribuindo para elevar o nível de informação, autonomia e cidadania desses, assim como das tutoras e preceptoras, facilitadoras do processo educativo.  A consolidação da rede de atenção esperada, vem se dando de modo incipiente, porém progressivo, vislumbrando o alcance dos objetivos proposto pelo projeto e política da Rede Cegonha.

Palavras-chave


Rede Cegonha; Saúde da Mulher; Educação

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual ténico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção Humanizada ao Abortamento: Norma Técnica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher. – 2. ed. atual. e ampl. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 60 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il.