Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO CA DE MAMA NO CEARÁ DO ANO DE 2008 A 2011
Luana Géssica Freire Martins, Samara Pereira de Souza, Sandra Ferreira Cordeiro, Huana Carolina Cândido Morais, Nívea Fernandes Furtado, Francisca Kamyla de Sousa Ribeiro

Resumo


Introdução: O câncer tem sido abordado amplamente na literatura técnico-científica, ênfase que encontra sentido na sua importância em razão dos altos graus de incidência, prevalência e mortalidade. Apesar dos elevados índices, o conhecimento e os recursos atuais, se disponibilizados adequadamente, poderiam evitar um terço das mortes, diagnosticar e tratar eficiente e precocemente a doença, propiciar o alívio da dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias (MELO, SOUZA, 2012). Vista na atualidade como problema de saúde pública, a temática deste estudo considera a magnitude do câncer de mama. Este tipo da doença ocupa o segundo lugar entre os casos novos, tanto mundialmente quanto no Brasil, onde foi estimado o risco da ocorrência em 2010: "49 casos a cada 100 mil mulheres". Estes índices, que continuam em elevação a cada ano, e a gravidade da doença, ainda diagnosticada tardiamente em mais da metade dos casos, representam uma situação desafiadora e carente de mudanças, especialmente ao se considerar a relação entre a detecção precoce, as perspectivas terapêuticas e a qualidade de vida das mulheres (MELO, SOUZA, 2012). Objetivo: Identificar o número de internações hospitalares por câncer de mama no estado do Ceará do ano de 2008 a 2011. Metodologia: Estudo do tipo epidemiológico descritivo, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foram utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS, disponíveis no site do DATASUS, no estado do Ceará, de mulheres internadas câncer de mama de 2008-2011. Resultados: No estado do Ceará totalizou-se 5,207 internações hospitalares pelo CA de mama. Ocorre predominância das internações na faixa etária de 40 a 59 anos com 48,1% dos casos. No ano de 2008 ocorreram 25,8% das internações, no ano de 2009 ocorreram 28,3% das internações, no ano de 2010 ocorreram 24,0% das internações e no ano de 2011 ocorreram 21,8% das internações. Conclusão: Ocorreu predominância de internações no ano de 2009 e o menor número de internações no ano de 2011. É notória a identificação decrescente de internações do ano de 2009 a 2011 e a faixa etária de 40 a 59 anos sendo a mais atingida. Os profissionais de saúde do Ceará, dessa forma, mostram-se compromissados com a atuação da diminuição do CA de mama na população feminina. A enfermagem como profissão preventiva e promotora de saúde deve atuar com o objetivo de continuar a minimizar as internações, atuando principalmente na Estratégia de ESF (ESF).

Palavras-chave


câncer de mama, morbidade, enfermagem

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema único de Saúde (DATASUS), Brasília. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/niCE.def. Acesso em: 16 de Out/2013, 17:19.

MELO, M.C.S.C; SOUZA, I.E.O. Ambiguidade - modo de ser da mulher na prevenção secundária do câncer de mama. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v.16, n.1, mar. 2012.