Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA NA BAHIA ATRAVÉS DA FARMÁCIA DA TERRA (FARTERRA-UFBA)
Jarbas Carneiro Mota, Iane Araújo Macêdo, Ravenalla Oliveira Pinho, Anamélia Lins e Silva Franco

Resumo


A partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares lançada em 2006 pelo Ministério da Saúde inicia-se um novo momento para o Sistema Único de Saúde (SUS) que deve promover, aprimorar e acompanhar as práticas componentes da política. A Bahia encontra-se em processo de elaboração da Política Estadual, motivo pelo qual no âmbito do componente curricular Racionalidade em Saúde: sistemas médicos e práticas alternativas (HACA 50), oferecido pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde têm sido realizadas entrevistas para aproximar-se das iniciativas em desenvolvimento. O objetivo desse trabalho é mostrar o papel no fortalecimento da atenção básica através da fitoterapia e da Farmácia da Terra (FARTERRA) - atividade de extensão da UFBA, onde professores e estudantes da Faculdade de Farmácia buscam divulgar a fitoterapia, ofertar serviços e fortalecer a atenção básica. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada através de um roteiro de entrevista abrangendo: conceitualização, experiências com fitoterápicos e fitoterapia na atenção básica com a Profª Mayara de Queiroz Oliveira (FARTERRA / UFBA) onde o presente estudo observacional e de caráter exploratório conheceu as representações, utilização da fitoterapia na atenção básica e os fatores relacionados à intenção de uso dessa terapia. Desse modo, é notável que além de promover e reconhecer as práticas populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros, a fitoterapia juntamente com a FATERRA reforçam a importância da implantação das práticas integrativas e complementares no SUS, que contribuem para a promoção da saúde, redução do consumo de medicamentos e fortalecimento da atenção básica.

Palavras-chave


ATENÇÃO BÁSICA; FITOTERAPIA; SUS

Referências


BARROS, Nelson Filice de; SIEGEL, Pâmela; SIMONI, Carmen De. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: passos para o pluralismo na saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 12, p. 3066-3067, 2007.

BARROS, Nelson Filice de. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: uma ação de inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, n. 3, p. 850-850, 2006.

DE ALMEIDA, Mara Zélia et al. Fitoterapia no SUS no Estado da Bahia: contribuição para valorização do conhecimento e das práticas tradicionais na rede básica de saúde.

RODRIGUES, Angelo Giovani; SANTOS, MG dos; AMARAL, A. C. F. Políticas públicas em plantas medicinais e fitoterápicos. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de assistência farmacêutica. Fitoterapia no SUS eo programa de pesquisas de plantas medicinais da central de medicamentos. Brasília:(DF): MS, p. 9-28, 2006.

SILVELLO, Camila Leidens Corrêa. O uso de plantas medicinais e de fitoterápicos no SUS: uma revisão bibliográfica. 2010.