Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA DE SITUAÇÃO DE TUBERCULOSE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM FORTALEZA
Eveline Rodrigues da Silva Barros, Rachel Abreu Oliveira, Regina Claúdia Melo Dodt, Arethusa Morais de Gouveia Soares

Resumo


A Sala de Situação em Saúde é um instrumento para gerenciar informação em saúde. Possibilita a realização de um diagnóstico situacional, com orientação ao passado, presente e futuro, tendo em vista a busca de uma nova realidade ou uma nova situação. Através desta é possível conhecer o estado de saúde da população assistida, acompanhar os indicadores, registrar e avaliar os dados fielmente, para planejar ações necessárias ao controle da tuberculose e observar se as ações do programa estão sendo desenvolvidos. A tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida através do ar, por gotículas de secreção respiratória (BSF, 2010). Segundo o Ministério da Saúde (2010), no Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. No Brasil, são notificados por ano aproximadamente 70 mil casos novos e de 4,6 mil mortes em decorrência da doença. No intuito de compartilhar com os profissionais de saúde e gestores os indicadores de saúde e promover um raciocínio critico diante dos fatos para favorecimento da tomada de decisões, objetivou-se elaborar um painel de monitoramento da situação da Tuberculose no Centro de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes de enfermagem, em junho de 2013. O cronograma foi dividido em três etapas: elaboração do projeto, coleta de dados, implantação e exposição dos dados. Os dados utilizados foram selecionados do Sistema de Informação da Atenção Básica acessados nos registros do Centro de ESF Francisco Domingos da Silva –Fortaleza – CE. Os dados utilizados para construção foram: Total de sintomáticos respiratórios examinados para diagnóstico, Nº de doentes vindo no mês anterior, Casos novos sem tratamento anterior, Com baciloscopia positiva (+), Com baciloscopia negativa (-), Sem baciloscopia, Transferidos, Readmitidos, Pacientes em tratamento, Tratamento com DOTS positivo, Nº de comunicantes exam. dos Bacilíferos, Altas por cura/ Abandono/Mudança de diagnóstico/Óbitos. Buscou-se apresentar uma visão geral e clarado problema de saúde despertando nos profissionais uma visão critica de forma a sensibilizar e dar subsídios para o planejamento da assistência.Tal experiência despertou para grandeza que é a gestão em uma unidade básica de saúde e nos permitiu vivenciar a importância de uma sala de situação para melhoria da qualidade da assistência prestada à população.

Palavras-chave


enfermagem;sala de situação

Referências


  • Boletim de Saúde de Fortaleza, v14, n. 2, 73p, jul-dez/2010
  • Ministério Da Saúde. Organização Pan-Americana Da Saúde: Salas de Situação em Saúde: compartilhando as experiências do Brasil. Brasília – DF 2010. Disponível em: http://www.acervo.epsjv.fiocruz.br/beb/textocompleto/009653.
  • Ministério da saúde. Portal da saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=41151.
  • Ministério da Saúde (Brasil). Organização Pan Americana de Saúde. Salas de Situação em Saúde: compartilhando as experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
  • Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. Relatório de Situação: Ceará. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.