Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PAPEL DA EQUIPE NA IMPLEMENTAÇÃO DO PET VIDAS EM REDE
Adã©lia Batista Batista de Melo

Resumo


O artigo apresenta a experiência do PET Vidas em Rede desenvolvida na Unidade Básica de Saúde - UBS Imbiruçu no município de Betim em Minas Gerais. Este Projeto é uma parceria da Pontifícia Universidade Católica – PUC, prefeitura do município e Ministério da Saúde. Ele articula saúde e educação na vida das adolescentes grávidas, numa rede que envolve a escola pública e a creche do território. O Projeto foi inspirado em experiência chilena e teve início em 2012. O mesmo é implementado por uma equipe de trabalhadores da UBS e estagiários de cursos da PUC como: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia. Inicialmente, os estagiários realizaram uma pesquisa para compreender a representação de sexualidade, paternidade e maternidade para os adolescentes da área de abrangência da UBS. Além disto, a equipe desenvolve atividades como: rodas de conversas, consultas e escuta na UBS. O artigo se justifica na perspectiva de mostrar uma experiência exitosa, que aponta para a viabilidade da articulação da educação e saúde, no cotidiano de uma população de alta vulnerabilidade social que utiliza os serviços do SUS. A metodologia adotada na elaboração do artigo consiste em análise de documentos do Projeto e uma análise teórica fundamentada nas contribuições institucionalistas de Deleuze e Guatarri. Tudo isto, na perspectiva de compreender o papel da equipe no processo de implementação do Projeto. A hipótese aventada é de que a equipe de trabalhadores da unidade em larga medida constitui um facilitador na implementação do Projeto, pois são estes que cotidianamente estabelecem e fortalecem o vínculo com os moradores da área de abrangência, promovem uma ambiência para o acolhimento, a escuta, o cuidado, a prevenção e a promoção à saúde destes adolescentes. Para finalizar apresentaremos os avanços alcançados pela equipe e os entraves percebidos no cotidiano do desenvolvimento deste Projeto, a fim de contribuir na reflexão de práticas adotadas no cotidiano do SUS. Adélia Batista de Melo.

Palavras-chave


educação- adolescentes grávidas- saúde