Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO E DO PSICOPEDAGOGO ATRAVÉS DE OFICINAS EDUCATIVAS NOS SERVIÇOS DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA
Ramirene Ferreira Lima, Natalia de Lima Vesco, Cristiana da Silva Nogueira, Carla Daniele Mota Rego Viana

Resumo


Introdução: As ações ligadas à evolução e mudança exigem o desenvolvimento e a aplicação de novas ideias. Assim, o enfermeiro e o psicopedagogo emergem, um como educador em saúde e o outro, como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das pacientes, tornando-se profissionais imprescindíveis nos serviços de saúde, principalmente aqueles que atuam na Saúde da Mulher. Tais profissionais promovem a "conscientização" feminina quanto aos seus sofrimentos e dilemas tal como se conceitua a Educação em Saúde como sendo uma aprendizagem sobre saúde, que pode ocorrer em uma equipe multidisciplinar. Objetivo: Objetivou-se a realização de uma revisão literária que fundamentasse a importância do enfermeiro e psicopedagogo como facilitadores de Oficinas Educativas nos processos de educação em saúde nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia. Metodologia: Estudo retrospectivo com abordagem qualitativa, mediante a realização de buscas na base de dados Scielo e Lilacs. Para realização da pesquisa, foram utilizados quatro descritores: oficinas educativas, psicopedagogia, obstetrícia e educação em saúde. O idioma utilizado como critério para a consulta foi o português, sendo a pesquisa focada em artigos nacionais. A coleta de dados foi realizada do período de agosto a novembro de 2013. Resultados: A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar fundamentada em conteúdos psicológicos e pedagógicos, bem como em contribuições da fonoaudiologia, linguística, neurologia, podendo, em conjunto com a enfermagem, realizar atividades de educação em saúde com o objetivo de conscientização e prevenção de males. De acordo com os estudos realizados, a conscientização das mulheres para o planejamento da família, em sua integralidade, mobilizando-as para o comprometimento compartilhado com seus parceiros na construção conjunta do planejamento diário da família são os principais focos dos enfermeiros e dos psicopedagogos como facilitadores de oficinas educativas. Conclusão: Este artigo foi redigido com a finalidade precípua de suscitar algumas questões acerca da atuação do enfermeiro e do psicopedagogo nos serviços de ginecologia e obstetrícia através da realização de Oficinas Educativas como metodologia de ensino de temas relacionados à saúde da mulher cumprindo sua função se contribuir para o entendimento de que a necessidade da realização de atividades educativas voltadas para saúde da mulher é imprescindível para os ambientes hospitalares.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM; PSICOPEDAGOGIA

Referências


AFONSO Lúcia. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002. p. 11-59.

 

Bassedas, E., Huguet, T., Marrodán, M., Oliván, M., Planas, M., Rossel, M., Sequer, M. & Villela, M. (1996). Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas.

 

Bossa, N. (2000). A Psicopedagogia no Brasil – Contribuições a partir da prática. São Paulo: Artes Médicas.

 

Brandão CR. O que é o método de Paulo Freire. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense; 2004.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde: as cartas da promoção à saúde. Brasília (DF): O Ministério; 2002.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Adolescer, compreender, atuar, acolher; Projeto acolher/ Associação Brasileira de Enfermagem - Brasília: ABEn, 2011.

 

Brasil. Ministério da Saúde (BR). Marco teórico e referencial saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Versão Preliminar. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília, 2006.

 

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. (1996, 23 de dezembro). Lei 9.394, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, n.248.

 

Caravantes GR, Bjur WE. Magia & gestão: aprendendo a readministrar sua vida pessoal. São Paulo (SP): Makron Books; 1997.

 

CARNEIRO F, AGOSTINI M. Oficinas de reflexão: espaço de liberdade e saúde. In: AGOSTINI M. Trabalho feminino e saúde. Rio de Janeiro, 1994. p. 52-83.

 

Cegacno D, Siqueira HCH. Educação continuada: um novo modelo de ensino na enfermagem, incubadora de aprendizagem. 1a ed. Pelotas (RS): UFPel; 2006.

 

CHIESA A. M, WESTPHAL MF. A sistematização de Oficinas Educativas problematizadoras no contexto dos serviços de saúde. Revista Saúde, São Paulo, n. 46, p.19-21.1995.

 

Edgard G. Algo sobre Fanzine [Internet]. Campinas: Kplus; 2000 [update 2000 mar 01; cited 2011 nov 16]. Available from: http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=41&rv=Literatura.

 

Folle E, Geib LTC. Representações sociais das primíparas adolescentes sobre o cuidado materno ao recém-nascido. Rev Latino-am Enfermagem. 2004 Mar-Abr; 12(2):183-90.

 

FONSECA R.M.G.S Investigando, construindo e reconstruindo a enfermagem generificada através das Oficinas de Trabalho. In: 2º ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, Águas de Lindóia, 2002. Anais do 2º Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: Trajetória Espaço-Temporal da Pesquisa, Águas de Lindóia, SP. CD-ROM.

 

Freire P. Educação e mudança. 12a ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1979.

 

Gallar, M. (1998). Promoción de la salud y apoyo psicológico al paciente. Madri: Paraninfo.

 

González JS. Estructuras sociales, división sexual del trabajo y enfoques metodológicos. La estructura familiar y la función socio-sanitaria de la mujer. Invest Educ Enferm. 2007 Jan-Jun; 25(1):66-73.

 

Meira, M. (2000). Psicologia Escolar: Pensamento Crítico e Práticas Profissionais. Em E. Tanamachi; M. Proença & M. Rocha (Orgs.), Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. (pp.35-72). São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

Minayo MCS. organizadora. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 3ª ed. São Paulo (SP): Vozes; 1996.

 

Monteiro S, Vargas E, Cruz M. Desenvolvimento e uso de tecnologias Educacionais no Contexto da AIDS e da Saúde Reprodutiva: Reflexões e Perspectivas.

In: Educação, Comunicação e tecnologia educacional. Org: Monteiro S. Vargas E. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006. p.27-34

 

Naidoo J, Wills J. Health Promotion – foundations for practice. London: Bailliére Tindall; 1994.

 

Oliveira TC, Carvalho LP, Silva MA. O enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008;61(3):306-11.

 

Ospina MDE, Soto ACP. Entre el rito y rutina: el rol de cuidadoras em las mujeres de Medellín. Invest Educ Enferm. 2001 Sep-Dez; 19(2):58-65.

 

Perrin, E. C., & Gerrity, P. S. (1984). Desenvolvimento das crianças portadoras de enfermidades crônicas. In R. J. Haggerty (Orgs.), Clínicas pediátricas da América do Norte (pp. 21-34). (Trad. E. B. Cosendey & R. M. Gesteira). Rio de Janeiro: Interamericana.

 

PINTO, M.C.P. Oficinas em dinâmica de grupo com adolescentes na escola: a construção da identidade e autonomia mediada pela interação social. 2001. 140f. Dissertação(Mestrado em Psicologia). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

 

Resta DG, Budó MLD. A cultura e as formas de cuidar em família na visão de pacientes e cuidadores domiciliares. Acta Sci Health Sci. 2004 Jan-Jun; 26(1):53-60.

 

Souza, M. A. (2000). Queixa Escolar na Formação dos Psicólogos: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

United Nations. Report of the International Conference on Population and Development. Cairo, 5-13 September 1994 [Internet]. New York: United Nations publication; 1995 [cited 2011 nov 16]. 197p.

Available from: http://www.unfpa.org/upload/lib_pub_file/570_filename_finalreport_icpd_eng.pdf.

 

Vernier-Neves ET. O empoderamento de cuidadoras de crianças com necessidades especiais de saúde: interfaces com o cuidado de enfermagem [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Programa de Pós-graduação em Enfermagem; 2007.

 

Vygotsky, L. S. (1989). Formação social da mente (Trad. J. Cipolla Neto, L. S. Menna Barreto & S. Castro Afeche). São Paulo: Martins Fontes.

 

Yunes, M. A. M., & Szymanski, H. (2001). Resiliência – noção, conceitos afins e considerações críticas. In J. Tavares (Org.), Resiliência e Educação (pp. 14-41). São Paulo: Cortez.