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HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE A PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
Resumo
Essa temática é parte do Projeto PET – Saúde – Redes de Atenção à Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (RS). A universidade participa desde 2005 das iniciativas para a reorientação da formação de recursos em saúde de modo a responder as necessidades do sistema único de saúde (SUS): Pró- Saúde, Pet – Saúde da Família, Pet – Saúde Mental e Pet – Saúde Vigilância. Atualmente desenvolve o Pró-Pet com a participação de nove cursos de graduação e seis grupos tutoriais. Um dos grupos tutoriais é o de Rede de Cuidados a Pessoas Portadoras de Deficiência (PcD) no âmbito do SUS. Dados do censo de 2010 registram um aumento da população com uma ou mais deficiências representando em torno de 23,9% da população brasileira que quando se compara ao censo de 2000 o demonstrativo indica um aumento de 14,5% na década. Entretanto, o censo de 2010 ampliou o conceito de deficiência ao incluir graus de acometimentos que se caracterizam desde a total incapacidade de enxergar, ouvir ou caminhar a alguma dificuldade. Considerando-se a necessidade de se iniciar precocemente ações de reabilitação e prevenção de incapacidades bem como de ampliar e diversificar os serviços foi proposta a rede de cuidados à Pessoas com Deficiências no âmbito do SUS com a intenção de ampliar e articular os pontos de atenção à saúde dessas pessoas (BRASIL,2012). A comunicação, competência geral das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino das graduações em saúde qualifica o trabalho e pode contribuir com a construção da rede valorizando os aspectos subjetivos, psicossociais e culturais aumentando a resolutividade do cuidado. Os objetivos do projeto são os de mapear, amplificar e qualificar o itinerários de cuidados dos PcDs moradores nas áreas de abrangência no município de Santa Cruz do Sul(RS), discutindo e propondo ações de ensino e assistência a estas pessoas. Contribuir para a formação interprofissional pela inserção de docentes e estudantes no trabalho em rede; implementar atividades de educação permanente para a consolidação de ações de cuidado nos serviços qualificando a rede a luz dos princípios do SUS. Dentre as atividades previstas e já iniciadas pelo projeto destaca-se as de definição de um plano de ação de ensino-serviço propondo intervenções e ampliando o processo formativo a partir do diagnóstico local; Sensibilização e estudos conceituais acerca de temáticas relacionadas à PcDs, para os tutores, preceptores, estudantes e profissionais da assistência. Os resultados esperados são os de valorização de aquisição de competências para a formação e a assistência. A concretude da visibilidade de suas necessidades de saúde e desencadeamento de mudanças necessárias relacionadas ao ensino a assistência de saúde e a gestão.
Palavras-chave
educação; trabalho;saúde;pcd