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PET NA COMUNIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE E O INTERCÂMBIO DO SABER CIENTÍFICO E POPULAR
Resumo
Caracterização do problema: O curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA, na região sul - cearense, possui o Programa de Educação Tutorial (PET/ Enfermagem – URCA), que conta com 12 bolsistas, os quais desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as atividades de Extensão surgiu a necessidade de se trabalhar com a comunidade popular através do PET na Comunidade. Descrição da experiência: A atividade educativa promoveu ações de prevenção e promoção da saúde para a população. A primeira edição ocorreu em 15 de maio de 2013 na Praça São Vicente em Crato-CE, com o tema “Alimentação saudável no controle do Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial”. Com o sucesso da atividade, o PET na Comunidade foi convidado a desenvolver atividades em condomínios do Projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A proposta foi louvável e seguiu-se com mais 3 edições. A segunda edição ocorreu em 28 de maio de 2013, explanando o assunto “Principais doenças que acometem a população brasileira: como prevenir”, abordando-se as seguintes doenças: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Câncer de Colo do Útero e Câncer de Próstata. A terceira edição ocorreu em 26 de setembro de 2013 com o tema “Combate e prevenção dos cânceres de mama e de próstata”. A quarta edição ocorreu em 30 de outubro de 2013, com o tema “Saúde da mulher: abordando-se climatério, câncer de mama e de colo do útero sob a ótica da paciente”. Nesta última edição foi concretizada uma escuta ativa, quanto aos assuntos que os moradores gostariam que fossem abordados nos próximos encontros. Ao fim de todas as edições os moradores agradeceram ao grupo dos bolsistas PET, solicitando o retorno dos mesmos para novas atividades de educação em saúde. Efeitos alcançados: Importância do trabalho realizado pelos bolsistas, pois além do seu envolvimento com atividades da graduação, estes se preocupam também em desempenhar atividades voltadas para a comunidade, favorecendo a troca de saberes, reflexão e formação de pensamento crítico com a população, fazendo com que esta tenha autonomia do seu processo de saúde-doença. Recomendações: Recomenda-se a necessidade de práticas educativas diretamente na comunidade para que se possa atender as reais necessidades humanas básicas da população; que se realize uma escuta qualificada, para a identificação das temáticas de interesse da população e que as ações educativas estimulem a participação de todos, de maneira interativa e dinâmica.
Palavras-chave
Estudantes de Enfermagem; Educação em saúde; Promoção da saúde