Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ENFERMAGEM
Fabiane da Silva Severino Lima, Lidyane Parente Arruda, Caroline Batista Melo, Francisca Marília Coutinho Leite, Julyane Cerqueira Campos Andrade, Jihane de Lima Diogo, Consuelo Helena Aires de Freitas

Resumo


A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica à saúde no Brasil. Se caracteriza como uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica visando à ampliação da resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades (BRASIL, 2012). Entendendo que a enfermagem é uma profissão essencial para a consolidação da ESF, este estudo tem como objetivo caracterizar o campo de atuação do enfermeiro da ESF da SER IV da cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo descritivo, realizado nos meses de setembro, outubro e novembro de 2013. Foram investigadas as 12 unidades da SERIV. A pesquisa respeitou todos os aspectos éticos. Foi possível identificar que as unidades apresentavam uma média de 3 equipes de Saúde da Família. Todas as equipes tinham o enfermeiro como membro atuante. A maioria não estava completa (8) e dentre os profissionais em falta estão: médico (6), ACS (2), auxiliar/técnico. enfermagem (2) e dentista (1). Os enfermeiros apresentavam uma média de 92 atendimentos/semana. Dentre as ações desenvolvidas estão: consulta de enfermagem (12), visita domiciliária (12), ações de educação em saúde (10) e atividades grupais (6). Com o foco na saúde do adulto, as ações realizadas pelo enfermeiro têm como embasamento os programas preconizados pelo MS, sendo, portanto, desenvolvidas as seguintes atividades: Atendimento ao HAS/DM (12); Atendimento a portadores de doenças infectocontagiosas (12); Planejamento Familiar (8), Pré-Natal (7), Prevenção ginecológica (7); Bolsa Família (5), Acolhimento (2), PSE (2), realização de teste rápido (1), atendimento às situações de urgência (1). Todos os enfermeiros relataram que o Sistema Único de saúde oferece cursos de capacitação, com temáticas que versam sobre: teste rápido, saúde da criança, atendimento às urgências, manejo da TB/HANS, saúde do idoso, auditoria em saúde, DST, saúde da mulher e tabagismo. Por meio destes resultados é possível identificar o grande impacto do trabalho da enfermagem para a ESF, atuando por meio de estratégias que permeiam todas as fases da vida dos usuários. Vale ressaltar também a importância do serviço de educação permanente para a formação continuada destes profissionais. Porém, é identificado um número relevante de equipes incompletas, deste modo, vale destacar a necessidade da composição efetiva dos membros da equipe, pois esta é fundamental para que o enfermeiro possa desempenhar suas ações com eficiência, eficácia e qualidade.

Palavras-chave


Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Processo de trabalho

Referências


Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Politica Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde, 2012.