Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMPREENDENDO A DINÂMICA FAMILIAR ATRAVÉS DO GENOGRAMA E ECOMAPA
Edgar da Silva Fontes, Débora Sabriny Oliveira de Melo, Fabiana Monteiro Gomes Pereira, Yasmim Talita de Moraes Ramos, Nancy Sotero Silva, Hyago Norberto Rodrigues Leite Marques de Sá

Resumo


Introdução: Para uma melhor implementação de práticas de cuidados integrados de saúde na comunidade, pela Estratégia de SAÚDE DA FAMÍLIA, faz-se necessário uma apropriação do território, em toda a sua complexidade, e um reconhecimento de suas dinâmicas e processos. O genograma e o ecomapa são instrumentos gráficos que possibilitam uma descrição da dinâmica familiar: relações interpessoais, laços consanguíneos e afetivos, estado patológico e os vínculos comunitários, representando graficamente o estado sócio-patológico da família. Objetivos: Descrever a dinâmica de núcleos familiares de uma USF da cidade do Recife/PE. Métodos: Este trabalho, de caráter qualitativo descritivo, foi pautado na utilização do genograma e ecomapa e sua coleta de dados ocorreu no período de 05/ 13 a 06/13, e foi operacionalizada através do preenchimento da ficha A do SIAB e da técnica de visita domiciliar que possui por princípio adentrar ‘in loco’ na realidade das famílias. Com as informações adquiridas foram construídos genogramas e ecomapas das famílias estudadas. Resultados: Com a confecção desses instrumentos gráficos aumentou-se a percepção analítica dos profissionais de saúde sobre a disposição dos núcleos familiares pesquisados, bem como as interações desta com os sistemas mais amplos (vizinhos/comunidade, igreja, escola, USF, ACS, parentes, lazer, equipamentos sociais), facilitando uma intervenção conjunta da equipe multiprofissional com ações e uma assistência resolutiva, integrada, articulada e intersetorial, entendendo o processo saúde-doença como resultado das relações interpessoais e sociais das famílias/pessoas. Conclusão: No fim, ficou evidente que esses instrumentos descritivos em saúde da comunidade (genograma e ecomapa) são ferramentas que nos subsidiam a averiguar a influência da determinação social no processo de adoecimento, partindo do pressuposto que a saúde é um fenômeno social e humano.

Palavras-chave


(dinâmica familiar; genograma; ecomapa)

Referências


Referências:

Boff L. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 9. ed. Petrópolis, Vozes, 2003.

 

Buss PM. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In : CZERESNIA, Dina. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003,p .97-117.

Carvalho AI. Adoecer e Morrer Como e Por quê? Gestão em saúde: curso de aperfeiçoamento para dirigentes municipais: programa de educação à distância. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz , 1992.

 

Garrafa V. Bioética, Saúde e Cidadania. O Mundo da Saúde, São Paulo, SP, v. 23, n.5, p. 263-269, 1999.

Laurell AC. A saúde-doença como processo social. Revista Latinoamericana de Salud, México, México, n. , p.7-25, 1982.

Magalhães R. Enfrentando a pobreza, reconstruindo vínculos sociais: as lições das ações de cidadania contra fome, a miséria e pela vida. Cad. Saúde pública, 2002. 18 supl: 121-37.

Mendes EV, Teixeira CF, Araújo EC, Cardoso MRL. Distrito sanitário: conceitos-chave. In: MENDES, E. V. (Org.) Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias. 1993.

 

Nascimento RD. O acolhimento ao usuário portador da hanseníase na cidade do Recife, sob a ótica da Integralidade. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Centro de pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.

 

Pereira APS, et al. O genograma e o ecomapa no cuidado de enfermagem em saúde da família. Revista Brasileira de Enfermagem: REBEn, Brasília, n. , p.407-416, 25 maio de 2009. Mensal.

Pinheiro R, Luz MT. Práticas eficazes x modelos ideais: ação e pensamento na construção da integralidade. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IMS: ABRASCO, 2003. p.7-34.

Takahashi RF, Oliveira MAC. A visita domiciliária no contexto da sáude da família. In: Ministério da Saúde (BR). Programa de Saúde da Família: manual de enfermagem. São Paulo (SP): O Ministério; 2001. p. 43-6