Tamanho da fonte:
MULTIPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Introdução: O projeto PET-SAÚDE/ REDES promove a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho em equipe multiprofissional, sendo desenvolvido em conjunto com tutores e preceptores, oferecendo aprendizado para melhor atuação nas redes de atenção a saúde no município de Campo Grande/MS. A proposta surgiu na necessidade de se compreender a importância da linha de cuidado e da realidade do sistema nos três níveis de atenção, visando o usuário. O projeto é realizado na Santa Casa de Misericórdia, em parceria com o Ministério da Saúde, que fomenta a integração dos facilitadores deste processo disponibilizando bolsas de estudo. Descrição da Experiência: A equipe do PET-Saúde/Redes é dividida em duas linhas conceituais: a primeira conta com a atenção em urgência e emergência, enquanto a segunda, lida com pacientes de pré e pós-operatório. Esta equipe é composta por 01 enfermeira funcionária (preceptora), 01 acadêmica de Fisioterapia e 01 acadêmica de Psicologia, ambas da Universidade Católica Dom Bosco, com a CH de 8 horas/s. Os acadêmicos participam das atividades práticas planejadas registrando diariamente as atividades de trabalho desenvolvidas com supervisão do preceptor; elaboram e entregam para o tutor relatórios mensais e quadrimestrais das atividades desenvolvidas conforme cronograma. Impactos: Esta atividade em ambiente hospitalar mostra um amplo leque de possibilidades de trabalho interdisciplinar de atenção a saúde, ao mesmo tempo, que o usuário possa utilizar-se do serviço público (SUS) de forma humanizada e favorável às suas necessidades. Considerações Finais: A prática e troca de saberes nos traz novos olhares e nos incita a aprender a realizar um trabalho interdisciplinar em prol do usuário, vendo o indivíduo como ser biopsicossocial. Nos leva a compreender os múltiplos fatores que cercam a esfera da saúde, bem como suas dimensões, impactos e realidades locais, que fazem parte do bom relacionamento entre usuário-profissional e futuros profissionais. Portanto, uma contribuição de extrema importância para a formação acadêmica, por meio de uma educação permanente, e um trabalho em equipe, como protagonistas reflexivos de novas práticas de saúde.
Palavras-chave
pet;equipe multiprofissional;linha de cuidado