Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA-AD ALCOOL E DROGAS
Karine Cabral de Sousa, Márcio da Silva Pereira, Francyely dos Santos Moura, Luciana Resplandes da Silva, Ana Araújo de Souza

Resumo


Caracterização do problema: Um dos maiores problemas que afeta a sociedade contemporânea é, sem dúvida, o consumo de drogas. De forma generalizada, as drogas podem ser definidas como qualquer sustância, natural ou sintética, que modifica as funções normais de um organismo. Os estragos que essas sustâncias causam são muito grandes, pois têm a propriedade de atuar sobre um ou mais sistemas do corpo, de forma a alterar seu funcionamento. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em um hospital de referência AD (álcool e drogas) no município de Teresina-PI. Descrição da experiência: Os serviços do hospital vivenciado são destinados aos usuários que necessitam de desintoxicação, observando a lógica de redução de danos. O hospital participa de um sistema de organização e regulação de demandas de fluxos assistenciais, recebendo encaminhamentos de várias instituições, como por exemplo, do CAPS AD, do Conselho Tutelar, do CREAS, do CRAS, do Hospital de Urgência de Teresina – HUT e dos Hospitais Gerais. Por receber encaminhamentos de várias instituições o hospital funciona com uma lista de espera, correspondendo a um dos problemas deste. O serviço se referência AD funciona com uma equipe multiprofissional (assistente social, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, médico clínico geral e psiquiatra). Dentre os serviços existentes no hospital destaca-se as consultas especializadas em clinica geral, ginecologia, pediatria, cardiologia, psiquiatria, psicologia, pneumologia e nutrição, além de exames de Raio X, eletrocardiograma, ultrassonografia, coleta para exames laboratoriais. Efeitos alcançados: Através da experiência vivenciada foi possível percebermos que o consumo de drogas assumiu dimensões preocupantes na sociedade contemporânea, tendo em vista que se constitui como um problema de segurança e saúde públicas, ameaçando a ordem social. Demanda, dessa forma, uma ação não só do Estado, mas também da sociedade. Recomendações: Atualmente, o consumo de drogas constitui um grave problema, visto que vem causando enormes prejuízos para a população como um todo. Dessa forma, é uma das expressões da questão social, tendo em vista que, por estar associado à violência, afeta a estabilidade da sociedade, ameaçando seus valores políticos, econômicos, sociais, humanos e culturais. O hospital de referência AD é um importante serviço para usuários de álcool e outras drogas no estado do Piauí.

Referências


LESSA, Maria Bernadete Medeiros Fernandes. Os paradoxos da existência na história do uso das drogas. 1998. Disponível em: <http://www.ifen.com.br/artigos/1998-bernadete.htm>. Acesso em: 10/09/2013.

SCHENKER, Miriam. Valores familiares e uso abusivo de drogas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.