Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Territorialização:a visão dos profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza, Ceará.
Marcus Antonio Melo Carvalho Filho, Lucianna Leite Pequeno, Rubiane Diógenes Alves, Maria Vieira de Lima Saintrain

Resumo


O profissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atua em um território vivo, único e em constante mudança, necessitando de alternativas de apropriação do mesmo, podendo ser alcançado através do processo de territorialização. O presente trabalho visa explorar a experiência da territorialização sob a ótica dos profissionais de um Centro de Saúde da Família (CSF) do município de Fortaleza-CE, objetivando identificar as percepções quanto à finalidade do processo de territorialização, bem com as principais dificuldades encontradas. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo desenvolvido no CSF Francisco Waldo Pessoa de Almeida da Secretaria Executiva Regional VI, Barroso, Fortaleza-CE. Para coleta de dados foi realizada entrevista semi-estruturada no período entre Junho e Julho de 2011. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Foram entrevistados 24 profissionais de saúde, de nível médio e superior vinculados a ESF e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) respeitando os aspectos éticos e legais da pesquisa. Com base no material coletado pelas entrevistas, foi realizada classificação em quatro categorias temáticas: delimitação do território, aproximação com as necessidades da comunidade, organização do processo de trabalho e envolvimento com o processo de territorialização. Concluímos que o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema ainda é bastante restrito, necessitando de debates mais profundos pela comunidade científica e pelos profissionais de saúde. Desta forma, o processo será compreendido em sua plenitude e receberá sua devida importância.


Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos serviços de saúde.

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORBA, C.S. Plano de integração da territorialização entre vigilância à saúde e a Atenção Básica no município de Abreu e Lima. 44f. Monografia (Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) – Departamento de Saúde Coletiva, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 17) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 2. ed. rev. - Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 195 p.: il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 21).

_______. Portaria n° 2.488/GM, 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Ministério da Saúde, Brasília, DF, 2011.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012 a. 110 p.: il. – (Série E. Legislação em Saúde).

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): manual instrutivo / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012 b. 62 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

GOMES, F.M.; SILVA, M.G.C. Programa Saúde da Família como estratégia de atenção primária: uma realidade em Juazeiro do Norte. Ciência & Saúde Coletiva. n.16, supl. 1, p. 893-902, 2011.

GONDIM, Grácia Maria de Miranda et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In: MIRANDA, Ary Carvalho de et al. (Org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. p. 237-255.

MAFRA, M.R.; CHAVES, M.M.N. O processo de territorialização e a atenção à saúde no Programa Saúde da Família. Fam Saúde Desenv. v.6, n.2, p. 127-133. maio/ago 2004.

MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, 1996.

MENDES, E.V. et al. Distritos Sanitários: conceitos chaves. In: Mendes, EV et al Distrito Sanitário. São Paulo: HUCITEC, 1993. P. 166-169.

MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Caderno de Saúde Pública. v.21, n. 3, p. 898-906. maio/jun. 2005.

PEREIRA, M.P.B.; BARCELLOS, C. O território no Programa de Saúde da Família. HYGEIA, Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. v.2, n.2, p.47-55. jun. 2006.

SANTOS, A.L.; RIGOTTO, R.M. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na Atenção Básica à Saúde. Trab. Educ. Saúde. v.8, n.3, p.387-406. nov.2010/fev.2011.

SANTOS, K.T. et al. Agente comunitário de saúde: perfil adequado a realidade do Programa Saúde da Família? Ciência & Saúde Coletiva. v.16, supl. 1, p.1023-1028, 2011.

SILVA, D. R.; OLIVEIRA, L.C. ; SAMPAIO, J. L. F. O processo de territorialização da residência multiprofissional em saúde da família/comunidade, Fortaleza, Ceará, Brasil. In: XIII - Encuentro de Geógrafos de America Latina: Estabelecendo puentes en la geografia de Latinoamerica. San Jose: Universidade Nacional Costa Rica/Universidade Costa Rica. v.1, 2011.