Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO LÚDICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Fabianne Ferreira Costa Rã³seo, Francisca Neuma de Almeida Nogueira, Edvânio Monteiro da Costa, Ana Caroline de Sousa Costa, Ana Carolina Sales Almeida, Walerie Pinheiro Rocha

Resumo


Caracterização do problema: Sabe-se que a terapia do riso contribui para a recuperação precoce da saúde, especialmente de crianças enfermas, diante disso, a aplicação de recursos lúdicos no âmbito das instituições de saúde transforma-se em uma estratégia adequada para o enfrentamento das consultas e procedimentos médicos e de enfermagem. Desta forma, na disciplina Enfermagem em Saúde da Comunidade, 2012.2 foi criado o projeto “Enfermagem em Forma de Alegria”, composto por alunos do 4º período de enfermagem. Atualmente, com um ano de existência, o projeto se estendeu para os acadêmicos do 1º ao 8º períodos, que de forma integrada aderiram à proposta de desenvolver ações com mais solidariedade, alegria e carinho para crianças e idosos de instituições públicas e privadas que desenvolvem trabalhos com este público. Descrição da experiência: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. Trata-se do projeto intitulado “Enfermagem em forma de Alegria”, composto por 28 acadêmicos de Enfermagem, do 1º ao 8º período, da Faculdade do Vale do Jaguaribe, em Aracati-CE, que atuam com a supervisão de professores e coordenação do curso de enfermagem em instituições de saúde que atendem crianças e idosos. As visitas às instituições são realizadas de acordo com as solicitações dos municípios. Como estratégia lúdica os acadêmicos utilizam músicas, danças, peças teatrais, brincadeiras, histórias e distribuição de presentes. As temáticas das peças teatrais são elaboradas pelos alunos, geralmente relacionadas a cuidados de saúde. Os alunos se vestem de palhaço e confeccionam os adereços e instrumentos musicais utilizados. Efeitos alcançados: Em 2013 realizaram-se três eventos do projeto nos municípios de Itaiçaba, Icapuí e Aracati com crianças e idosos. Durante o desenvolvimento das ações observou-se a participação ativa dos idosos e crianças que se envolveram nas atividades e compartilharam a alegria com os acadêmicos, demonstrando a importância do brincar na minimização do sofrimento daqueles que aguardam os cuidados e da construção de um elo afetivo. Recomendações: O desenvolvimento e divulgação do projeto tem demonstrado a importância do lazer e da descontração para a promoção da saúde das crianças e idosos, tanto no âmbito da atenção primária em saúde, como das unidades de internação hospitalar, sugere-se que essas ações, tão importantes como as convencionais, tenham caráter permanente, a fim de promover um cuidado humanizado mais efetivo.

Palavras-chave


Humanização da assistência; Enfermagem; Educação em Saúde