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ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESPAÇOS ESCOLARES: ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA ATUAÇÃO DO USUÁRIO NO SUS
Resumo
Na atualidade é de extrema pertinência a atuação de profissionais da saúde na escola, pelo fato de ajudar na orientação e na possibilidade de ampliar a visão dos jovens sobre sua conduta de vida saudável e seus objetivos para manutenção da sua saúde1. A escola por ser um espaço de ensino e se torna um vínculo ideal para desenvolver programas de educação em saúde, sendo que este ambiente exerce forte influencia sobre os escolares2. Para tanto, é necessário que futuros profissionais da saúde estejam cada vez mais próximos e conhecedores das realidades sociais. Com base no exposto, o estudo tem por objetivo conhecer a percepção dos acadêmicos acerca das atividades educativas em saúde realizadas na escola. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória/qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa foram acadêmicos da área da saúde, dois do curso de Nutrição, um do curso de odontologia e cinco do curso de Enfermagem de uma instituição do município de Santa Maria, RS. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Foram atendidas as recomendações da Resolução do Conselho Nacional de Saúde – CNS n° 196/1996. A pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFRA e registrado no CONEP, sob o número 1246/2011. Evidenciou-se que existem espaços e interesses dos escolares em mudanças e/ou rompimento de paradigmas no modelo tradicional de ensino. Dessa forma pode-se inferir de acordo com os relatos dos sujeitos que as atividades desenvolvidas com escolares, jovens e adolescentes representam um novo espaço a ser abordado e principalmente melhor compreendido, como um ambiente em potencial para o desenvolvimento social\saudávelmbiental\político\econômico e sustentável. Conclui-se com base nas vivencias dos acadêmicos que investir no espaço escolar por meio de atividades que elucidem a importância da contextualização das políticas públicas em saúde preconizadas pelo sistema único de saúde trata-se de uma ferramenta emergente na atualidade, pois a escola é um espaço facilitador para o desenvolvimento dessas atividades proporcionando assim uma visão mais ampliada aos escolares sobre a seus direitos e deveres como cidadãos proativos com atuação decisória no que se trata de políticas públicas de saúde, repercutindo assim na promoção do viver saudável.
Palavras-chave
Promoção da Saúde, Escolares, Saúde na escola, Enfermagem.
Referências
1 Aerts D, Alves GG, Salvia MW, Abegg C. Promoção de saúde: a convergência entre as propostas da vigilância da saúde e da escola cidadã. Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública. 2004; Vol. 20, n.4, p.1020-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000400017&script=sci_arttext
2 Polonia NA, Dessen MA. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005; Vol. 9, n. 2, p. 303-12. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000400017&script=sci_arttext