Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MODELO CALGARY: AVALIAÇÃO DE FAMÍLIA PARA DETERMINAÇÃO DA VULNERABILIDADE SUBJETIVA
Maria Rafaela Amorim de Araujo, Davidson Alves dos Santos, Ana Carolina Bezerra de Lima, Andréa Carla Reis Andrade, Andressa Albuquerque da Silva, Fernanda Vilela da S. S. A. Cañas, Gabriela Tenório P. Galvão, Girdilliane Regina S. de Araujo, Katiuscia Araújo de Miranda Lopes, Deuzany Bezerra de Melo Leão

Resumo


Introdução: A família é o principal alvo da Estratégia Saúde da Família, uma vez que essa exerce grande influencia na saúde do indivíduo. Isso ressalta a idéia de que o ser humano deve ser visto como um todo em suas necessidades e inserido em um núcleo familiar. Nesta perspectiva, o Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF) permite avaliar o ser humano na sua multidimensionalidade. O MCAF apropria-se de fundamentos teóricos de sistemas, cibernéticas, comunicação e mudanças, além de perceber o individuo quanto a sua estrutura, desenvolvimento e função (Wright; Leahey, 2008). Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar uma família de risco para determinação de vulnerabilidades subjetivas com base no MCAF. Metodologia: Estudo de caso do tipo exploratório-descritivo, realizado no período de agosto a novembro de 2013, no Bairro de Dois Unidos (município de Recife) adscrito da Unidade de Saúde da Família Alto do Maracanã. Promovido por graduandos de Enfermagem da Universidade de Pernambuco. Resultados: Os resultados apontaram uma estrutura familiar prejudicada, com aspectos afetivos abalados e fragilizados interferindo diretamente no equilíbrio físico, mental e social da família avaliada. No caso estudado, M. F. M. S. chefe da família, apresentou equilíbrio psicológico afetado, com possível quadro de depressão. Esse desequilíbrio emocional, reflete as vulnerabilidades subjetivas presentes nessa família, e que interferiam no sujeito do estudo, na sua relação laboral e com o atual companheiro e a filha que residem consigo. Acarretou também na sua dependência a nicotina (fumo) o que só aumentou seus riscos de adoecer e prejudicou o acompanhamento da sua condição por parte dos serviços de saúde. Conclusão: O estudo apontou a necessidade de novas iniciativas que fortaleçam a estratégia de Saúde da Família e avaliem a unidade familiar em aspectos subjetivos. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) poderá ajudar nas ações integrativas que considerem a realidade subjetiva de cada família, bem como as necessidades emocionais dos indivíduos.

Palavras-chave


Avaliação em Saúde; Vulnerabilidade em Saúde; Estresse Psicológico.

Referências


WRIGHT, Lorraine M.; LEAHEY, Maureen. Modelo Calgary de Avaliação da Família. In: WRIGHT, Lorraine M.; LEAHEY, Maureen. Enfermeiras e Famílias: Um guia para Avaliação e intervenção na Família. 4. ed. São Paulo: Roca, 2008. Cap. 3. p. 45-129. Tradução de: Nurses and families: a guide to family assessment and intervention.