Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O TRABALHO NAS CAIEIRAS E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR
Rafaella Marques Vieira, Suzana Mara Cordeiro Eloia, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto

Resumo


O impacto do trabalho na saúde tem sido investigado com regularidade em diversas categorias profissionais, visto que o trabalho quando realizado em condições inadequadas pode ser um dos fatores que comprometam a qualidade de vida da população (NECKEL; FERRETO, 2006; TOMASI et al, 2007). Neste contexto, discutiu-se o processo de trabalho nas caieiras, um tipo de fábrica destinada à produção de cal por meio de um processo primitivo, que demanda contato direto do trabalhador com a cal e a fumaça, além de uma contínua exposição ao sol. Objetivo: Analisar o processo de trabalho nas caieiras e as implicações no contexto saúde-doença-cuidado do trabalhador. Método: Estudo exploratório-descritivo, sob abordagem qualitativa, realizado no mês de setembro de 2013, no distrito de Pedra de Fogo, município de Sobral, Ceará. Os sujeitos constituíram-se de doze homens, trabalhadores de caieiras, no momento em que realizavam suas tarefas de produção da cal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário sóciodemográfico e uma entrevista semiestruturada. As falas foram identificadas pela letra T referente à palavra “Trabalhador”, seguido de um número dado aleatoriamente às entrevistas realizadas. Atendendo aos critérios éticos, foram seguidas as recomendações da Resolução Nº 466/2012. Resultados: Observou-se maior predominância de trabalhadores menores de 20 anos, a maioria vivia com o(a) companheiro(a), tinham de um a dois filhos, não concluíram o ensino médio e trabalhavam na caieira entre um ano e um mês a 10 anos. Em relação aos riscos que os trabalhadores visualizavam no ambiente de trabalho, destacaram-se os químicos (poeira e inalação de fumaça), físicos (exposição ao sol e proximidade a elevadas temperaturas), ergonômicos, mecânicos e psicológicos. Tais ricos foram caracterizados pelos trabalhadores como graves problemas a saúde por meio dos seguintes relatos: “A poeira é intensa e constante. Mesmo colocando um pano no nosso nariz e boca, acabamos respirando” (T3). “A situação de trabalho aqui fica mais estressante a cada dia que passa” (T2). Conclusão: O significado do processo saúde-doença-cuidado é um paradigma muito mais da academia do que da realidade vivida pelos caieiros. Logo, destaca-se a importância da utilização diária dos Equipamentos de Proteção Individual e a realização de ações intersetoriais para que o ambiente de trabalho seja modificado, os direitos trabalhistas respeitados e a saúde desses trabalhadores garantida.

Palavras-chave


Trabalho; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador

Referências


BRASIL. Resolução Nº 466, de 12 de Dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF; 2012.

NECKEL, F.; FERRETO, L. E. Avaliação do ambiente de trabalho dos docentes da Unoeste campus de Francisco Beltrão- PR. Revista Faz Ciência, v. 8, n. 1, p. 183-204, 2006.

TOMASI, Elaine et al. Condições de trabalho e automedicação em profissionais da rede básica de saúde da zona urbana de Pelotas, RS. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 10, n. 1, p. 66-74, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v10n1/07.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2013.