Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL DOS CASOS NOVOS DE TUBERCULOSE NOTIFICADOS NO CRATO/CE
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo, Mayrla Lima Pinto, Maryana Lima Pinto, Talina Carla da Silva, Thiara Batista Freire

Resumo


Introdução: Apesar de curável a Tuberculose (TB) é uma doença de grande magnitude e representa um desafio para os serviços de saúde. A cada ano são registrados aproximadamente, mais de 1 milhão de óbitos em decorrência da tuberculose no mundo, com notificação de 5,8 milhões de casos novos no ano de 2011. Objetivo: Traçar o perfil dos casos novos de tuberculose ocorridos no período de 2007 a 2011 no município do Crato/CE. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de série histórica realizado no município do Crato/CE, no período de 2006 a 2011. Foram descritos 453 casos de tuberculose notificados no Sistema de Informação de Notificação de Agravos-SINAN-NET-CE. Foram analisadas as seguintes variáveis: Sexo, faixa etária, escolaridade, forma clínica e situação de encerramento. A análise dos dados foi realizada no SPSS versão 20. Resultados: No município o padrão de adoecimento dos casos novos foi de indivíduos do sexo masculino (62%), faixa etária adulto jovem e economicamente ativa (66,1%) na forma clínica pulmonar (84,8%) e de baixa escolaridade (67%), destes casos foram curados 82,4% e 8,2% abandonaram o tratamento. Conclusão: Por meio do perfil identificado é possível a adoção de um sistema de vigilância, busca ativa e prevenção dos casos de tuberculose, minimizando assim, a sua ocorrência.

Palavras-chave


Tuberculose; Avaliação em Saúde; Saúde Pública

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

World Health Organization. A Review of current epidemiological data and estimations of future tuberculosis incidence and mortality. Report of a Expert Committee. Geneva. [internet]. 1993. [acessado em 2013 abr 08]. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/hq/1993/WHO_TB_93.173.pdf.

World Health Organization. The global plan to stop TB 2011–2015: transforming the fight towards elimination of tuberculosis – reprinted with changes; 2011.