Tamanho da fonte:
INOVAR PARA EDUCAR EM SAÚDE
Resumo
O curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde é oferecido pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é voltado para a atuação na gestão da saúde, devido à necessidade de demandas por qualidade e resolubilidade no setor, consolidação dos princípios básicos do SUS e profissionalização da gestão da saúde. Este curso oferece em sua carga horária os espaços integrativos, que objetivam promover uma discussão sobre temas de interesse dos alunos e da profissão, realizar dinâmicas sócio-interativas, estimular nos discentes a expressão em linguagem artística e em Saúde Coletiva e avaliar o desenvolvimento acadêmico do período, de forma a estabelecer uma avaliação contínua do curso neste semestre letivo. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes do curso de GSSS nos diversos espaços integrativos como forma de inovar para educar em saúde. Os Espaços Integrativos foram capazes de desenvolver competências e habilidades, como melhorar as relações interpessoais desenvolvendo uma relação respeitosa com os pares e outros atores do curso, estabelecer diálogo e trabalhar em equipe, contribuindo para o aperfeiçoamento da graduação e de nossa formação, através de uma avaliação contínua, em processo, além de expressar em linguagem criativa (artística) alguns temas transversais ao semestre vivenciados. Durante a participação nos Espaços Integrativos de cada semestre, houve a oportunidade de desenvolver habilidades, competências de trabalho em equipe, criatividade, liderança, comunicação e autonomia, e estas situações vivenciadas permitem formar profissionais capacitados, comprometidos, ativos e aptos a atuar no mercado. Desta forma, recomendamos, como discentes que passaram por esta rica vivência e experiência ímpar na formação, a tentativa de inovar para educar em saúde.
Palavras-chave
Inovação;Educação; Saúde.