Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO OBSTÉTRICO: VISÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fabíola Ellen Sales Vitoriano, Naliele Cristina Maia de Castro, Tarsilla Uchôa Tavares de Oliveira, Silvana Tayomara da Silva Liberato, Marilene Alves Oliveira Guanabara, Maria Alix Leite Araujo

Resumo


Caracterização do problema: O Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) é uma estratégia da Política Nacional de Humanização, que foi proposta pelo governo com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento e reduzir o tempo de espera nas filas. Além de organizar o serviço, o ACR tem como principal meta acolher e direcionar o fluxo não pela ordem de chegada, mas de acordo com o grau de risco do usuário (NASCIMENTO, et al, 2011). Classificar o grau de risco de uma gestante que procura o serviço de saúde para atendimento exige conhecimento da equipe para identificado situações que são de risco imediato, além de possibilitar esclarecimentos para as gestantes, bem como para seus familiares e ainda, promover avaliação contínua da paciente durante o processo de busca por atendimento. A atitude de acolher a gestante através da escuta ativa, da empatia são essenciais para a garantia de uma assistência humanizada e holística (ARAÚJO, et al, 2011). Descrição da experiência: Relato de experiência construído por acadêmicas de enfermagem em um Hospital de referencia da rede terciário estadual que atende gestantes de alto risco em Fortaleza-CE, o estudo ocorreu no mês de novembro de 2013. À técnica utilizada foi à observação, cujos dados foram registrados em um diário de campo. Percebeu-se a importância do acolhimento com classificação de risco para a organização e direcionamento do fluxo no sentido de melhorar assistência prestada à gestante. Efeitos alcançados: Durante o período de observação no serviço de ACR podemos afirmar a relevância da implantação do mesmo, apesar das fragilidades no mecanismo da assistência prestada a gestante foi possível identificar que a grande maioria que procuraram o serviço não correspondia com o perfil de usuárias que deveriam ser assistidas, que são as gestantes de alto risco e isso tem comprometido a assistência daquelas que realmente necessitam atendimento de alta complexidade. Recomendações: O ACR é uma estratégia que deve ser implantada em todos os níveis da atenção a saúde, visto que a eficácia desse tipo de atendimento está diretamente relacionada ao mecanismo de garantir uma assistência adequada, humanizada e eficaz para as gestantes, bem como a população em geral de acordo com suas individualidades.

Palavras-chave


ACOLHIMENTO,CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Referências


NASCIMENTO, E. R. P. et al. Acolhimento com classificação de risco:avaliação dos profissionais de enfermagem de um serviço de emergencia. Revista Eletrônica de Enfermagem, Florianópolis, v. 13, n. 4, p.597-603, 2011.

ARAÚJO, M. A.L. et al. O ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO QUALIFICADA: PERCEPÇÃO DE GESTANTES COM HIV/AIDS EM FORTALEZA, CEARÁ. Revista Baiana de Saúde Pública, Bahia, v. 35, n. 3, p.710-721,jul./set, 2011.