Tamanho da fonte:
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO OBSTÉTRICO: VISÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: O Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) é uma estratégia da Política Nacional de Humanização, que foi proposta pelo governo com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento e reduzir o tempo de espera nas filas. Além de organizar o serviço, o ACR tem como principal meta acolher e direcionar o fluxo não pela ordem de chegada, mas de acordo com o grau de risco do usuário (NASCIMENTO, et al, 2011). Classificar o grau de risco de uma gestante que procura o serviço de saúde para atendimento exige conhecimento da equipe para identificado situações que são de risco imediato, além de possibilitar esclarecimentos para as gestantes, bem como para seus familiares e ainda, promover avaliação contínua da paciente durante o processo de busca por atendimento. A atitude de acolher a gestante através da escuta ativa, da empatia são essenciais para a garantia de uma assistência humanizada e holística (ARAÚJO, et al, 2011). Descrição da experiência: Relato de experiência construído por acadêmicas de enfermagem em um Hospital de referencia da rede terciário estadual que atende gestantes de alto risco em Fortaleza-CE, o estudo ocorreu no mês de novembro de 2013. À técnica utilizada foi à observação, cujos dados foram registrados em um diário de campo. Percebeu-se a importância do acolhimento com classificação de risco para a organização e direcionamento do fluxo no sentido de melhorar assistência prestada à gestante. Efeitos alcançados: Durante o período de observação no serviço de ACR podemos afirmar a relevância da implantação do mesmo, apesar das fragilidades no mecanismo da assistência prestada a gestante foi possível identificar que a grande maioria que procuraram o serviço não correspondia com o perfil de usuárias que deveriam ser assistidas, que são as gestantes de alto risco e isso tem comprometido a assistência daquelas que realmente necessitam atendimento de alta complexidade. Recomendações: O ACR é uma estratégia que deve ser implantada em todos os níveis da atenção a saúde, visto que a eficácia desse tipo de atendimento está diretamente relacionada ao mecanismo de garantir uma assistência adequada, humanizada e eficaz para as gestantes, bem como a população em geral de acordo com suas individualidades.
Palavras-chave
ACOLHIMENTO,CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Referências
NASCIMENTO, E. R. P. et al. Acolhimento com classificação de risco:avaliação dos profissionais de enfermagem de um serviço de emergencia. Revista Eletrônica de Enfermagem, Florianópolis, v. 13, n. 4, p.597-603, 2011.
ARAÚJO, M. A.L. et al. O ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO QUALIFICADA: PERCEPÇÃO DE GESTANTES COM HIV/AIDS EM FORTALEZA, CEARÁ. Revista Baiana de Saúde Pública, Bahia, v. 35, n. 3, p.710-721,jul./set, 2011.