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A EXPERIÊNCIA DO AUDIOVISUAL COMO VEÍCULO TRANSFORMADOR DO ENSINO E DA EXTENSÃO
Resumo
Caracterização do problema: A Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada na região do Cariri, sul do Ceará, dispõe de três campos universitários detentores de cursos de formação variados. Porém, as experiências artísticas e internacionais são escassas, evidenciando uma falha no contexto das expressões que dizem respeito à arte e ao compartilhamento de experiências nas áreas de atuação estudantil. Assim, o curso de Enfermagem possui o Programa de Educação Tutorial (PET/ Enfermagem – URCA), que conta com 12 bolsistas, os quais desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as atividades de Extensão surgiu o cinema por meio do projeto CinePet desenvolvido por bolsistas PET do curso de enfermagem no intuito de favorecer o diálogo e o ensino entre a classe discente da universidade. Descrição da experiência: contando com três edições, propõe-se instigar a interação, discussão e reflexão entre os alunos da universidade em temas relacionados ao cotidiano. Em um primeiro momento são divulgados os filmes que serão exibidos, assim como os professores de diferentes cursos que debaterão os filmes. Os alunos interessados podem inscrever-se desde que realizem o pagamento da quantia simbólica de três reais, para aquisição de pipocas e refrigerantes e confecção de certificados entregues ao fim do evento. Ao final de cada exibição os debatedores convidados orquestram uma discussão a cerca da temática abordada, tendo também os alunos à possibilidade de posicionamento sobre o tema. Efeitos alcançados: em todos os eventos organizados observou-se grande adesão por parte dos estudantes, evidenciado pela grande quantidade de inscrições realizadas, participação efetiva dos estudantes nos momentos de debate, avaliação escrita após o evento com a indicação de outros filmes pelos participantes para serem exibidos em outras edições e contribuição do corpo docente com a realização do evento. Recomendações: O uso do cinema como estratégia de ensino/aprendizagem se constitui em uma atividade didática dinâmica e atrativa que favorece o debate de temas do cotidiano profissional, sobretudo de caráter relevante, sendo desse modo, um feito de aplicação prática, útil, simples de se trabalhar, subsidiando a autonomia dos estudantes. Os primeiros resultados destes experimentos indicam que a exibição e os debates sobre os filmes foram um modo de atividade geradora de reflexões importantes, contribuindo desse modo para o processo de formação e construção do profissional.
Palavras-chave
Estudantes de Enfermagem;Filmes e Vídeos Educativos; Conhecimento