Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÓ/PET-SAÚDE: IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MÉDICA
Jéssica de Araújo da Fonseca, Bruna Reis Costa, Cláudia Márcia Osório Xavier de Almeida

Resumo


Caracterização: O Pró/PET-Saúde é uma estratégia que preconiza ações de transformação da formação em saúde, mediante integração entre ensino, serviço, e comunidade. A ideia é que a estratégia possa contribuir para a formação de sujeitos críticos, capazes de questionar os limites impostos pelo Estado e pela sociedade à plena realização da vida. O presente estudo tem por objetivo relatar a vivência de acadêmicas de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) como monitoras do Pró/PET-Saúde atuando na Rede Cegonha do município de Niterói, bem como refletir sobre o papel do Pró-PET na formação médica. Experiência: A Rede Cegonha fundamenta-se nos princípios da humanização, buscando garantir os direitos das mulheres, recém-nascidos e crianças à assistência de qualidade. A assistência pré-natal deve atender às necessidades das gestantes, dispondo de profissionais, meios e recursos adequados. Nesse sentido, as acadêmicas foram inseridas em dois eixos. No primeiro eixo se dedicaram ao acompanhamento do serviço de pré-natal em uma unidade de saúde; no segundo eixo participaram da elaboração de estratégia de intervenção educativa com o grupo de gestantes. Efeitos: A interação entre as alunas e a equipe multiprofissional da unidade permitiu às acadêmicas o exercício da interdisciplinaridade, da troca de conhecimento e da postura crítica e reflexiva dos sujeitos envolvidos com essas práticas. Tal vivencia ressignificou para as alunas uma série de conceitos já discutidos em sala de aula, inclusive os princípios da universalidade, integralidade e equidade. As alunas puderam perceber o quanto a prática pautada no cotidiano dos serviços de saúde pode favorecer o interesse pela formação médica generalista. A experiência gerou aprendizagem voltada para a atuação em cenário múltiplo e complexo e para a resposta às necessidades sociais com uso de tecnologias em saúde, em especial as leves. Para o serviço a participação dos alunos do Pró/PET na rede Cegonha auxiliou na dinâmica do programa de saúde da mulher, na humanização da assistência pré-natal e no acolhimento da comunidade, bem como serviu de estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e para a qualificação do cuidado. Recomendações: Recomenda-se ampliar e potencializar o Pró/PET de forma a viabilizar vivencias semelhantes ao maior número de estudantes e unidades de saúde, contribuindo para a formação e o desenvolvimento de práticas compatíveis com as necessidades da população e com os princípios do SUS.

Palavras-chave


Formação Médica, Pet-Saúde, educação pelo trabalho.

Referências


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