Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DOS QUATRO NÍVEIS DE PREVENÇÃO À SAÚDE A PESSOAS EM CONTEXTOS DE CUIDADOS PALIATIVOS EM INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA DOMICILIAR
Márcia Cristina da Silva Luna, Alberto Novaes Ramos Júnior, Thaissa Pinto de Melo, Priscyla Ferreira Araripe, Iarlla Silva Ferreira, Ângela Maria Alves Souza

Resumo


Introdução: Os processos de transição demográfica e epidemiológica no Brasil têm a importância de neoplasias como problema de saúde pública, por diversas razões, sejam elas biológicas, ambientais, sociais ou econômicas. No Brasil, para 2012, foram estimados 518.510 casos de câncer, 17% na região nordeste. Considerando-se que estas condições possuem natureza crônica, aspectos como longitudinalidade do cuidado e integralidade demandam melhor organização por parte da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos: descrever a importância de intervenções de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária de saúde pelo enfermeiro e equipe multiprofissional na condução de complicações físicas e psicológicas. Método: relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem e de psicologia da Universidade Federal do Ceará sobre suas impressões em relação às ações de prevenção à saúde de uma equipe de “home care” a pacientes oncológicos submetidos a cuidados paliativos no SUS. Resultados: As ações de prevenção primária se inserem na perspectiva de avaliar continuamente o ambiente comunitário e familiar e seus riscos potenciais. Para o cuidador, insere-se a qualificação de sua prática, a prevenção de síndromes de desgaste físico e emocional, além do gerenciamento de riscos biológicos eventuais pela adoção de medidas de proteção individual. As ações de prevenção secundária são as mais evidentes, pois a pessoa já está acometida por uma condição crônica que pode ampliar a carga da doença por novas situações clínicas advindas da própria doença e de seu tratamento. Entra nessa perspectiva a limitação dos danos físicos e psicológicos pelo processo terapêutico. Para os cuidadores em geral (incluindo a equipe de saúde), o diagnóstico precoce insere-se em aspectos de natureza ocupacional, relacionados à sua prática diária. Na prevenção terciária aparece a reabilitação do paciente em um sentido mais amplo, com o uso de medicamentos ou com a garantia da participação social-familiar que, comumente, aumenta o poder de resiliência do indivíduo. Conclusão: as reflexões trazidas a partir desta narrativa reforçam a relevância da atenção integral às pessoas que apresentam condições oncológicas crônicas que demandam atenção domiciliária e vários aspectos abordados para essas pessoas, seus familiares ou amigos e também para o profissional de saúde.

Palavras-chave


Oncologia, Cuidados Paliativos

Referências


BOEMER, Magali Roseira. About palliative care. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 500-501. ISSN 0080-6234.

SKABA, Márcia Fróes. Humanização e cuidados paliativos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, n.3, pp. 782-784. ISSN 1413-8123.

FLORIANI, Ciro Augusto  and  SCHRAMM, Fermin Roland. Cuidados paliativos: interfaces, conflitos e necessidades. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2123-2132. ISSN 1413-8123.


BARBERO, J.  y  DIAZ, L.. Diez cuestiones inquietantes en cuidados paliativos. Anales Sis San Navarra [online]. 2007, vol.30, suppl.3, pp. 71-86. ISSN 1137-6627.