Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O BLOG COMO UMA FERRAMENTA DIDATICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Margarida Maria Benevides Medeiros, Angela Nirlene Monteiro Vieira, Jose Maria Ximenes Guimarães, Maria Iara de Sousa Rodrigues, Sandra Maria Bastos de Macedo Carneiro

Resumo


A educação é um processo complexo e, atualmente, está passando por uma revolução intensa e silenciosa na qual a facilidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação tem agregado reforços para potencializar os métodos tradicionais, sobretudo quando a educação envolve a formação/qualificação profissional. Educadores e educandos estão, por interesse ou necessidade, em busca de tornar-se aptos nessa nova convivência. O objetivo desse estudo é descrever e analisar as experiências da construção e operacionalização de blogs realizadas por alunos do Curso de Mestrado Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Esta experiência fez parte de um processo avaliativo do módulo Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino na Saúde ministrado no citado Mestrado. Foram criados 13 blogs com conteúdo voltado para formação em saúde que envolveu alunos de cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia; alunos de técnico de Hemoterapia; residentes de residências multiprofissionais; e trabalhadores de saúde da Atenção Primária e Secundária. Os assuntos postados estavam vinculados aos conteúdos trabalhados nos processos de formação em saúde e estimularam a participação do aluno/residente através de questionamentos instigantes e promotores de pesquisa. Foram usados textos didáticos, reflexivos e científicos; infográficos; filmes educativos e informativos; e charges. Contudo, nem todos postaram estas ultimas, dado a inexistência de charges com alusões positivas sobre o assunto do blog. Todos os mestrandos declararam que não tinham nenhuma experiência anterior em criação de blog e que esse ensaio tinha sido um desafio enfrentado com entusiasmo e vencido com êxito. As competências e habilidades para operacionalizar esse recurso tecnológico foram exercitadas por todos envolvidos: mestrandos, como docentes, e os alunos/residentes. O uso do blog mostrou-se como uma ferramenta potente nos processos de ensino-aprendizagem promovendo ambientes virtuais e inovadores nos quais os alunos/residentes foram protagonistas dos processos de aprendizagem decorrentes da interatividade e cooperação e da construção coletiva das possibilidades de insights e deduções. A experiência revelou a necessidade de divulgação do potencial dessa tecnologia no ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino na saúde, Tecnologias de Informação e Comunicação

Referências


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